Representantes do Crea apresentam trabalhos no Contecc

Cinco representantes do Crea-GO apresentaram hoje (11/8), no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, trabalhos técnico-científicos no Congresso Técnico-Científico da Engenharia e da Agronomia (CONTECC), realizado durante a 74ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (Soea), em Belém- PA.

O banner do trabalho técnico-científico intitulado “A Responsabilidade Social do Crea Goiás na formação dos profissionais da engenharia e agronomia”, desenvolvido pelos assessores institucionais do Conselho goiano, Emely Gomes, Luís Roberto Dias, Marcella Castro e Marcela Hirose, apresentou os resultados e perspectivas, além de analisar as ações de responsabilidade desenvolvidas pelo Crea-GO nos anos de 2015 e 2016, em conjunto com os futuros profissionais da engenharia e agronomia. “É um projeto em que fazemos uma integração entre Crea, aluno e instituições, trazendo, asism,  os futuros profissionais para perto do Conselho”, explicou Luís Dias, um dos responsáveis pelo trabalho.

Marcella Castro (E), Luís Dias (C) e Emely Gomes (D) apresentam trabalho técnico-científico “A Responsabilidade Social do Crea Goiás na formação dos profissionais da engenharia e agronomia”

As assessoras Emely Gomes e Marcella Castro também exibiram o banner do trabalho “Sustentabilidade como uma virtude ética na Engenharia e as ações desenvolvidas no Crea-GO”, que analisou as ações de responsabilidade socioambientais propostas e desenvolvidas pelo Regional. “O artigo traz a sustentabilidade para o campo da ética no exercício profissional da engenharia. No trabalho também são levantadas ações de responsabilidade socioambiental realizadas pelo Crea-GO em concordância com a ética, em defesa da comunidade, para promover um desenvolvimento mais justo e sustentável da sociedade goiana”, afirmou Marcella.

Já o coordenador da Comissão de Ética Profissional e conselheiro do Crea-GO, Eng. Mec. Aldo Muro Júnior, exibiu o banner e fez uma apresentação oral sobre “Monitoramento da Poluição Atmosférica por meio da Análise de Metais em Águas das Chuvas”, que foi desenvolvido em conjunto com o professor Nelson Roberto Antoniosi e com doutorando em Química, Eliéser Viégas Wendt. No estudo, foi constatada a presença de elementos-traço, conhecidos como metais pesados, na água das chuvas coletadas e analisadas na capital goiana. O conselheiro também falou da importância de representantes do Crea-GO apresentarem trabalhos técnicos-científicos no CONTECC. “Demonstra que o Conselho goiano está também preocupado com o desenvolvimento de novas técnicas e tecnologias, incentivando todos os segmentos do país”, explicou o conselheiro.

O banner do trabalho técnico-cientifico, intitulado “Redução da Emissão de Resíduos e Aumento da Produtividade no Complexo Alimentício do Clube de Engenharia de Goiás Através do P+L” também desenvolvido pelo Eng. Mec. Aldo Muro Júnior, juntamente com acadêmicos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Instituto Federal de Goiás - Campus Goiânia (IFG Goiânia), Isabela Melvin; Gabriel Avelar; Mariah Marengão; e Nicola Muro, foi também apresentado no CONTECC. No estudo, os responsáveis pelo trabalho, por meio de estudo de caso, desenvolveram uma pesquisa que propõe ações mais sustentáveis no Clube de Engenharia de Goiás (Ceng), localizado em Goiânia.

O Eng. Mec. Aldo Muro apresenta os trabalhos técnico-científicos: “Monitoramento da Poluição Atmosférica por meio da Análise de Metais em Águas das Chuvas” e “Redução da Emissão de Resíduos e Aumento da Produtividade no Complexo Alimentício do Clube de Engenharia de Goiás Através do P+L”