Delegação do Crea-GO avalia a 74ª Soea

Encerrada nesta sexta-feira (11), a 74ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) foi avaliada pela delegação do Crea-GO, presente no evento, que foi realizado de 8 a 11 de agosto, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém-PA. Com 67 componentes, a comissão goiana participou de toda a programação do evento.

Para o conselheiro Eng. Civ. Diogo Neto, a Soea é um bom local para trocar ideias com engenheiros de todo o Brasil. “Tivemos um bom contato e trocamos ideias com profissionais de todo o País. Isso foi muito positivo. Também tivemos uma reunião profícua da engenharia civil aqui na Soea”, destacou.

Já segundo o conselheiro Eng. Eletric. Jovanilson Faleiro, em termos de estrutura e receptividade, o evento foi “perfeito”. “Observamos algumas falhas normais, principalmente quando falamos de um grande evento, mas nada demais. Agora, para o objetivo fim de fazer um evento para os profissionais, especialmente com a atual situação de mercado, acredito que as palestras da programação foram muito subjetivas, sendo que poderíamos ter temas mais focados na melhoria do profissional no mercado, nas oportunidades que nós, profissionais, poderíamos estar criando e ações para que o profissional volte a ser valorizado”, sugeriu.

O inspetor do Crea em Rio Verde, Eng. Agr. Paulo Martins da Silva, destacou que escolheu palestras com temas diretamente ligados a sua área de atuação, como recursos hídricos, sistema de cadastramento rural de propriedades e avaliações de imóveis rurais. “São temas atuais, que estão de acordo com a demanda da sociedade sobre nós e que requerem grande conhecimento. Então parabenizo o Confea, o Crea-PA e a Mútua, por terem elaborado uma programação que contribui para o desenvolvimento dos profissionais do Sistema”, ressaltou.

A inspetora do Crea em Uruaçu, Tec. Edif. Patrícia Vieira, que participou pela primeira vez da Soea neste ano, o evento foi muito positivo. “Já estou me programando para a próxima Soea. É um evento excelente, de grande valor em relação ao conhecimento profissional. Gostei bastante da organização e conheci muita gente da nossa área, com quem tive oportunidade de trocar conhecimento”, comemorou.

Para o inspetor do Crea-GO em Rio Verde, Eng. Agr. Cleomar Vilela de Sousa, mais uma vez a Soea se superou. “Houve alguns problemas técnicos, que reconhecemos que são normais, pela magnitude do evento, mas acredito que a equipe de organização poderia dar mais atenção aos equipamentos e treinamento de pessoal. Em diversas palestras nos deparamos com pequenos detalhes que, às vezes, tiram o brilho do evento. De qualquer forma, esta foi uma das melhores Semanas de que participei, com uma ótima programação. Valeu a pena”, avaliou.

Por fim, o Eng. Civ. Vinícius Freitas, inspetor do Crea em Goiatuba, afirmou ter sido uma honra ser convidado a participar da Soea. “Moro no interior de Goiás e dou aula em faculdade, mas tenho poucos anos de experiência, então para mim é uma honra participar do evento com uma turma que tem até colegas que já foram meus professores”, frisou. Vinícius ainda afirmou que gostou muito do evento que “consiste em um intercâmbio não só de experiências profissionais, mas também culturais”.

A delegação goiana na 74ª Soea foi composta por 67 membros. Entre eles, estiveram o presidente Francisco Almeida, conselheiros regionais titulares e suplentes, a coordenadora e o coordenador-adjunto do Crea-GO Jovem, colaboradores do Conselho goiano, lideranças regionais convidadas e 12 inspetores do Crea-GO – os quais tiveram despesas de diárias e passagens aéreas custeadas pela Mútua, conforme acordo de patrocínio datado de 15 de maio, assinado entre Conselho e Mútua de Goiás. Em contrapartida, o Crea-GO deve promover a divulgação dos benefícios e serviços da Mútua.

A delegação goiana presente na 74ª Soea, realizada no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém-PA