Horário de Atendimento: 8h às 17h

Crea-GO recebe iluminação rosa em ação contra o câncer de mama

     O Crea-GO apoia a campanha “Outubro Rosa” – um movimento mundial, iniciado em 1997, nos EUA, que tem por objetivo chamar a atenção para o combate contra o câncer de mama. Neste ano, a campanha nacional tem como tema “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?”.

     Embora a doença esteja presente no ano inteiro, o mês de outubro foi escolhido para representar a causa ao redor do mundo. Em alusão à campanha, a fachada da sede do Crea, em Goiânia, está iluminada na cor rosa, com o objetivo de chamar a atenção das mulheres da área tecnológica e fortalecer as orientações para o diagnóstico precoce e rastreamento do câncer de mama, desmistificando preconceitos em relação à doença.

     Prevenção – Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima dessa idade apresenta uma incidência crescente e progressiva, especialmente depois dos 50 anos. Estatísticas indicam aumento dessa incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.

     O método de rastreamento desse tipo de câncer é a realização do exame de mamografia e a recomendação, atualizada em 2016, é de que mulheres entre 50 e 69 anos façam uma mamografia a cada dois anos. Essa é também a rotina adotada na maior parte dos países que implantaram o rastreamento do câncer de mama e tiveram impacto na redução da mortalidade por essa doença. Em Goiás, no ano de 2016, foram realizadas 43.580 mamografias, uma média de 3.632 por mês.     

     Segundo estimativas do Inca, 57.120 novos casos de câncer de mama poderão surgir no Brasil e 1.500 em Goiás. Os benefícios da mamografia de rastreamento incluem a possibilidade de encontrar o câncer no início e ter um tratamento menos agressivo, assim como de menor chance de morrer da doença, em função do tratamento oportuno. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

 

Durante o mês de outubro, a fachada do Crea-GO permanecerá iluminada na cor rosa
Durante o mês de outubro, a fachada do Crea-GO permanecerá iluminada na cor rosa

Baixe nossos Aplicativos 

   



 

Redes Sociais