Horário de Atendimento: 8h às 17h

Crea-GO realiza seminário sobre “Obras em Subsolos Abaixo do Lençol Freático”

     O Crea-GO promoveu na tarde de hoje (13/11), em seu auditório, o seminário “Obras em Subsolos Abaixo do Lençol Freático”. Com o objetivo de apresentar informações sobre o estado das técnicas ambientalmente sustentáveis de Engenharia relacionadas à execução de obras cujo subsolo está abaixo no nível do lençol freático, o seminário reuniu cerca de 100 participantes, entre profissionais do Sistema Confea/Crea, empresários da construção civil, membros dos poderes Executivo e Legislativo goianos, além de integrantes do grupo de atualização do Plano Diretor de Goiânia.

     Na abertura do evento, o 2º tesoureiro do Crea-GO, Eng. Civ. e Seg. Trab. Dolzonan da Cunha Mattos, deu as boas vindas aos presentes e demonstrou sua preocupação com o reabastecimento do lençol freático de Goiânia. “Estou no mercado desde 1972, período em que se começou a impermeabilização da cidade. Fizemos vários edifícios com o levantamento do lençol freático no entorno deles. Hoje, temos boas soluções técnicas e, conciliando essas soluções com o código de obras e com o plano diretor, podemos fazer o que o empreendimento precisa tecnicamente”, frisou.

     O conselheiro também destacou ficar preocupado com o aumento da “desimpermeabilização”, como destacou. “Vários edifícios e casas, depois de conseguir o habite-se, não obedecem aos 15% de permeabilização do solo estabelecidos. Vejo inúmeros terrenos sendo impermeabilizados totalmente, sem a devida preocupação com a captação e retenção da água em regiões que também não possuem bacias de acumulação. ‘Desimpermeabilizar’ é preciso para resolver o problema da drenagem urbana de Goiânia. E nós, engenheiros, também somos responsáveis por esta questão”, argumentou.

 

Dolzonan Mattos representou o presidente em exercício do Crea-GO, Geol. Wanderlino Teixeira, na abertura do evento
Dolzonan Mattos representou o presidente em exercício do Crea-GO, Geol. Wanderlino Teixeira, na abertura do evento

      Palestras – A primeira palestra do evento, “Comportamento do lençol freático”, foi ministrada pelo Geol. Jamilo José Thomé, que falou sobre o aquífero da capital goiana e como ele se comporta, por também ter a função de abastecer o município. O Geólogo também abordou a importância do Crea-GO realizar eventos que discutam com relevância temas que incluam a sociedade. “Além de cumprir sua função de fiscalização, ele ajuda a categoria a refletir. O tema também afeta a comunidade, que se beneficia com o evento”.

      Com o tema “Construção de subsolos abaixo do nível do lençol”, a segunda palestra do seminário foi proferida pelo Eng. Civ. Flávio Eduardo Rios, que abordou “os sistemas de estanqueidade para escavação e execução de subsolos de garagens de prédios residenciais e comerciais, além de relatar sua luta pela preservação do meio ambiente e das nascentes de Goiânia”, explicou o Engenheiro.

      A palestra “Execução de lajes de subpressão”, última do evento, foi explanada pelo Eng. Civ. Carlos Mendes Lima. “Falei sobre a execução de lajes de subpressão. Usamos esse sistema quando tem lençol freático aflorando. Assim, conseguimos fazer a execução da obra de forma ecologicamente correta e sustentável, sem rebaixar o lençol freático. É muito importante ter essa consciência, para que, no futuro, possamos ter condições de termos obras sustentáveis”.

      Ao final das palestras, o seminário contou com um debate, no qual os palestrantes e os participantes discutiram sobre o tema.

 

Ao final do evento, os cerca de 100 participantes puderam tirar suas dúvidas com os palestrantes, durante debate
Ao final do evento, os cerca de 100 participantes puderam tirar suas dúvidas com os palestrantes, durante debate

Baixe nossos Aplicativos 

   



 

Redes Sociais