Crea-GO sedia seminário técnico “Gestão do Trabalho Seguro”

O Instituto Trabalho e Vida, com apoio do Crea-GO, do Serviço Social da Indústria (Sesi), do Serviço Nacional de Aprendizagem Nacional (Senai), da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e da Associação Brasileira de Empresas de Saúde e Segurança no Trabalho (ABRESST), realizou hoje (1º de dezembro), no auditório do Regional goiano, o seminário técnico “Gestão do Trabalho Seguro”.

O seminário, que teve como objetivo o aprimoramento contínuo dos profissionais com atuação na área de segurança e saúde sobre a melhoria das condições e dos ambientes de trabalho na indústria da construção, contou com a participação de cerca de 70 pessoas.

Durante a abertura do evento, o vice-presidente do Crea-GO, Eng. Eletric. e Seg. Trab. Jovanilson Faleiro, compôs a mesa de abertura ao lado desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT18), Wellington Luís Peixoto; do auditor fiscal do trabalho da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Goiás (SRTE-GO), Rogério Silva Araújo; do presidente do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado de Goiás (Sintesgo), Valdecy Meireles do Carmo; e do diretor da Escola Senai Vila Canaã, professor Hélio Pereira Vilaça.

Em sua fala, Jovanilson tratou da importância do evento e destacou que o Conselho goiano “está com as portas abertas para os profissionais e para assuntos que envolvam a defesa da sociedade e segurança dos trabalhadores”.

Para Wellington Peixoto, o evento foi uma oportunidade de tratar questões relacionadas com o impacto da reforma trabalhista na qualidade de vida dos trabalhadores. “Tenho uma satisfação muito grande de estar participando do evento, pois sou o coordenador do Comitê do Trabalho Seguro do TRT e já há um ano temos procurado difundir e trazer ao debate todas as questões relacionadas à segurança e saúde do trabalhador”, relatou.

Já o professor Hélio Vilaça falou sobre os programas que o Sesi e Senai mantêm e que zelam pelo bem estar dos trabalhadores. “As casas Sesi e Senai têm feito um trabalho bastante significativo para gestão do trabalho seguro. Temos uma infinidade de ações e serviços que lidam diariamente com o preparo do trabalhador e com a empresa de modo geral”, frisou.

Em sua fala, o auditor fiscal Rogério Silva mencionou que o seminário é de grande importância, pois “o Brasil é o 4º país no ranking mundial de acidentes de trabalho fatais e essa é uma posição que não nos deixa orgulhosos. Às vezes, esses acidentes são relacionados com excesso de jornada de trabalho e fator organizacional da empresa, que falha em algum aspecto que culmina em acidentes e doenças do trabalho”, afirmou.

Por fim, Valdecy Maireles do Carmo afirmou ficar agradecido por participar do evento que buscou, em suas palavras, “debater a nova lei trabalhista, principalmente a de segurança do trabalho, que é o ramo da atividade do Sintesgo, nossa entidade”.

Programação – A abertura do seminário contou com uma mesa de debate, que discutiu o tema “Impactos da reforma da legislação trabalhista em SST”. Em seguida, as palestras “NR 35 – Anexo II: Sistemas de Ancoragem”; “Sistemas de Proteção contra Quedas de Altura”, “Como Turbinar a Gestão do PPRA”; “Implementação do PPRA”; “Impactos da NR 12 em Obras e Serviços Industriais e na Construção” foram ministradas.

Uma das palestras da programação, “Implementação da NR 10 nas indústrias”, foi explanada por Jovanilson Faleiro, que falou sobre “a importância e os principais pontos da NR 10. A indústria e vários segmentos não fazem a adequação recomendada pela norma, principalmente na área documental”, explicou. Ao final das palestras, um espaço para debate foi aberto.

O vice-presidente do Crea-GO, Eng. Eletric. e Seg. Trab. Jovanilson Faleiro, ministra a palestra “Implementação da NR 10 nas indústrias”