Crea-GO participa de lançamento do Plano Estadual de Saneamento Básico

O assessor técnico do Crea-GO, Eng. Civil Antônio de Pádua Teixeira participou, ontem (30/11), do lançamento do Plano Estadual de Saneamento Básico (PESB/GO) no auditório do Palácio Pedro Ludovico Teixeira. O evento foi promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima). A proposta do Plano é fazer um diagnóstico do setor, apresentar metas e programas para universalização e criar um Sistema de Informações de Saneamento Básico (SISB).

Para a elaboração do PESB a Secima firmou convênio de R$ 3 milhões com a Universidade Federal de Goiás (UFG), que terá um prazo de 18 meses para conclusão do Plano. Na secretaria, a coordenação do trabalho ficará a cargo da Eng. Civil Marisa Pignataro, gerente de Políticas Habitacionais e de Saneamento. Em parceria com a Secima, a UFG foi responsável pela elaboração do Plano Estadual de Resíduos Sólidos e desenvolve também o Plano de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Goiânia.

A elaboração do PESB prevê a realização de reuniões e audiências públicas em todas as regiões de Goiás, em ações que envolverão tanto a área urbana quanto a zona rural de todos os municípios do Estado. O objetivo é fazer um raio-x da situação e propor metas e soluções.

A Lei Nº 19.453, que instituiu a Política Estadual de Saneamento Básico, foi promulgada no dia 16 de setembro de 2016.  O documento tem por objetivo estabelecer diretrizes para a atuação do Governo do Estado no setor de saneamento, envolvendo o abastecimento de água, o esgotamento sanitário, a coleta e destinação dos resíduos sólidos e a drenagem urbana. A proposta vai definir uma estratégia de atuação na área, baseada em uma gestão compartilhada que, por sua vez, se constituirá de conselhos, pastas, órgãos de execução e regulação, sistema de informação e fundo de apoio.

De acordo com o representante do Crea no evento “este Plano coloca Goiás entre os Estados mais avançados do Brasil no que se refere ao conhecimento da situação do saneamento, propondo um planejamento que, em um prazo de vinte anos, leve o benefício do saneamento básico à quase totalidade do território estadual. Após sua conclusão, os planos de saneamento de todos os municípios goianos deverão ser compatibilizados com o PESB, em um trabalho conjunto para otimizar os investimentos e alcançar resultados mais expressivos com menores custos”, apontou Antônio de Pádua.

A coordenação da elaboração do Plano, a cargo do Prof. Eraldo Pereira, deverá criar um site através do qual poderá ser acompanhado o andamento dos trabalhos, servindo também para publicação dos produtos intermediários. As informações sobre o PESB poderão ser obtidas através do fone 3209.6093 ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A proposta do Plano é apresentar metas e programas para universalização e criar o SISB