Wanderlino Teixeira de Carvalho recebe o Prêmio “Personalidade Profissional”

O presidente em exercício do Crea-GO, Geólogo Wanderlino Teixeira de Carvalho, participou na última sexta-feira (1º/12), do 4º Encontro Nacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU), que teve como tema “Soberania, democracia e cidadania rumo ao Brasil 2022”. O evento ocorreu na sede do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo.

A temática geral do evento, que foi objeto de conferências e de uma mesa-redonda, foi proposta para se pensar os desafios e oportunidades do Brasil desde agora até ao menos o bicentenário da Independência e os 100 anos da Semana de Arte Moderna, que serão comemorados em 2022.

O diplomata Celso Amorim, ex-ministro da Defesa e das Relações Exteriores; e o advogado Pedro Serrano, professor da PUC de São Paulo, foram os conferencistas convidados para o evento e falaram sobre “Constituição, democracia e justiça rumo ao Brasil 2022”. No período da tarde, foi realizada uma mesa redonda sobre o tema que contou com a participação da economista Esther Albuquerque, do engenheiro Pedro Celestino, presidente do Clube de Engenharia do Rio de Janeiro, e do deputado federal Ronaldo Lessa (PDT-AL).

Prêmio – No inicio da noite, foi realizada a cerimônia de entrega da 7ª edição do Prêmio Personalidade Profissional, concedido pela CNTU a profissionais de destaque nas áreas de atuação das entidades filiadas à Confederação (odontologia, farmácia, nutrição, economia e engenharia). O geólogo Wanderlino Teixeira de Carvalho recebeu homenagem na categoria Engenharia.

O presidente em exercício do Crea-GO revelou parte de sua trajetória de vida ao fazer seus agradecimentos. Emocionado, Wanderlino Carvalho relatou no púlpito: “Fui alfabetizado aos 13 anos de idade. Calcei o meu primeiro sapato aos 11 anos. Fui guerrilheiro da ALN (Ação Libertadora Nacional, que lutou contra a Ditadura Militar). Nunca pensei ser homenageado pela minha categoria profissional. Espero contribuir muito mais com ela”.

Também receberam o prêmio: Waldir Pereira Gomes (categoria Economia),
Hermias Veloso da Silveira Filho (categoria Farmácia), Zaida Maria de Albuquerque Diniz (categoria Nutrição), Jaime Aparecido Cury (categoria Odontologia) e Celso Luiz Nunes Amorim  (categoria Interesse Público).

Trajetória Profissional – Graduado em Geologia pela Universidade de Brasília em 1968 e em Direito pelas Faculdades Objetivo em 2004, Wanderlino Teixeira de Carvalho é mestre em Administração e Política de Recursos Minerais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e tem especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade de Estudos Administrativos (Fead). Secretário executivo do Conselho Estadual de Investimentos, Parcerias e Desestatização de Goiás desde 2001, é funcionário da Metais de Goiás S/A (Metago). Executou diversos trabalhos de geologia, pesquisa e tecnologia mineral, economia e política mineral. Foi chefe de Gabinete da Secretaria de Estado de Planejamento de Goiás entre 1999 e 2000 e presidente da Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) entre 2001 e 2009. Esteve à frente da Associação Brasileira de Agências de Regulação (Abar) entre 2008 e 2009 e a Coordenação Nacional dos Geólogos, atual Federação Brasileira dos Geólogos entre 1986 e 1992. Recebeu a Medalha “Martelo de Prata” da Sociedade Brasileira de Geologia em 1978. Hoje é presidente em exercício do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO); e vice-presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado de Goiás (Senge-GO).

Sobre a CNTU – A Confederação tem como objetivo unir um grande número de profissionais no chamado Conselho das Mil Cabeças que, em 2022, pretende reunir 22 mil profissionais. Atualmente o número ultrapassa os 1300.

Carlos Bastos Abraham (E), Wanderlino Teixeira de Carvalho (C) e José Ailton (D) durante o 4º Encontro Nacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários

Wanderlino Teixeira exibe seu troféu de Personalidade Profissional na categoria Engenharia (Foto: Beatriz Arruda)