Crea-GO realiza licitação para BI no dia 21 de dezembro

Visando acompanhar a evolução tecnológica e agilidade necessárias ao ambiente de tomada de decisões, o Crea-GO realizará, a partir das 9h30min do dia 21 de dezembro, em seu auditório, licitação na modalidade pregão presencial do tipo menor preço global para contratação do serviço de Business Intelligence (BI), ou inteligência de negócio, em tradução livre. O termo se refere ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte à gestão de negócios. O edital do processo foi publicado hoje (6/12), no Diário Oficial da União e no site do Crea-GO, na aba “Extras”, link “Licitações”.

Para o Crea-GO, a importância da contratação da solução em BI se dá pela necessidade de aperfeiçoamento do controle e acesso à gestão dos dados de atividades processuais do Conselho, com a criação de análises personalizadas de dados relevantes oriundos de diferentes áreas da Autarquia, através de visualizações interativas e flexíveis, que conduzam o usuário a uma redescoberta de seus próprios dados.

A ideia é que a tecnologia de BI permita ao Conselho goiano o levantamento e cruzamento de dados variados provenientes das atividades de diferentes áreas, principalmente dos Departamentos de Fiscalização, Técnico, Registro, Administrativo e Financeiro do Crea, além dos acordos de cooperação técnica firmados pela Autarquia com diversos órgãos no Estado, com a possibilidade de inclusão de tabelas, gráficos, mapas e estatísticas de elementos externos, gerando painéis originais e ricos em detalhes que destacarão informações relevantes sob a ótica gerencial, visando identificar comportamentos, tendências e novas perspectivas, de maneira rápida e eficiente. Para o gestor, o conjunto de recursos da plataforma facilitará a definição de ações estratégicas, reduzindo o tempo e os recursos financeiros que poderiam ser investidos em ações ineficazes.

O objetivo principal do Crea-GO, com a utilização da tecnologia, de acordo com o coordenador do Departamento de Tecnologia de Informação do Conselho, Marcelo Gomes, é “aumentar a capacidade de análise de dados, assegurando o acesso a informações estratégicas provenientes de suas atividades, propiciando respostas rápidas aos questionamentos de planejamento com base em dados, bem como a apresentação e divulgação dos resultados alcançados, por meio de painel de indicadores e relatórios de fácil entendimento”. Dessa forma, ainda de acordo com Marcelo, “será assegurado o sucesso do investimento tecnológico, obtendo melhores descobertas de soluções para eventuais problemas e oportunidades de melhorias”.

O que é BI? – Business Intelligence (BI) é o conjunto de teorias, metodologias, processos, estruturas e tecnologias que transformam uma grande quantidade de dados brutos em informação útil para tomadas de decisões estratégicas. O BI pode auxiliar nas mais diferentes situações para a tomada de decisão; na otimização do trabalho da organização; na redução de custos; eliminação da duplicação de tarefas; na previsão de crescimento da empresa como um todo; além de contribuir para a elaboração de estratégias.

Para empresas e órgãos que utilizam a tecnologia, o principal benefício é a obtenção de informações precisas quando necessárias, incluindo uma visão em tempo real do desempenho corporativo geral e de suas partes individuais, conquistando, assim, economia de tempo, versão única da verdade, melhores estratégias e planos, melhores decisões táticas, processos mais eficientes e economia de custos.