Crea-GO reafirma parceria técnica com Agrodefesa

O presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida, visitou, na tarde de hoje (5/1), o presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), José Manoel Caixeta Haun, a fim de reafirmar a parceria técnica entre o Conselho e a Agência, pactuada por meio de termo de cooperação técnica assinado em março de 2016, com o então presidente da Agrodefesa, Eng. Agr. Arthur Eduardo Alves Toledo. A reunião também serviu para apresentar o atual modelo de fiscalização georreferenciada do Crea-GO, realizado por meio da Plataforma ArcGIS, ao novo presidente da Agência.

Na reunião, Francisco Almeida esteve acompanhado dos conselheiros Eng. Agr. Anníbal Margon, coordenador da Câmara Especializada de Agronomia do Crea-GO (CEA); e do Eng. Agr. José de Souza Reis Filho, que também é fiscal da Agrodefesa. Ainda pelo Crea-GO, o gestor do Departamento de Fiscalização, Eng. Mec. Walter Santana; o líder da Área de Gestão de Convênios da Fiscalização, Eng. Contr. Autom. Roger Barcellos; e o coordenador do Departamento de Tecnologia da Informação, Marcelo Vieira Gomes, também acompanharam a reunião.

Pela Agrodefesa, além do presidente José Manoel, estiveram presentes a fiscal agropecuário Eng. Agr. Maria Hermínia Salviano; e o gerente de Fiscalização, Eng. Agr. Márcio Antônio de Oliveira.

Segundo o presidente do Crea-GO, Francisco Almeida, “não há como fazer um bom trabalho sem parcerias com outros órgãos de fiscalização”, por isso, manter o acordo já firmado entre o Conselho e a Agência é importante para os profissionais e toda a população goiana. “Somente por meio da troca de informações o consumidor terá acesso a um serviço de qualidade. Acordos como o que temos entre Crea e Agrodefesa também fazem com que nós facilitemos a vida dos nossos profissionais, oferecendo um bom serviço e dando segurança para a sociedade”, destacou.

Já para José Manoel Caixeta, a parceria entre a Agrodefesa e o Crea “só traz vantagens, especialmente para produtores rurais e os profissionais da Agronomia, que serão valorizados e terão seu trabalho endossado por órgãos de respeito e representatividade”. José ainda destacou que o acordo firmado pelo presidente anterior da Agrodefesa será consolidado nesta gestão, com novos ideais e propósitos. “Vamos, sem dúvida, melhorar a prestação de serviços a todos que necessitam do trabalho do Crea e da Agrodefesa”, frisou.

Acordo – O objetivo do convênio celebrado entre Crea e Agrodefesa é incrementar a execução de ações de defesa sanitária vegetal, de fiscalização vegetal e de agrotóxicos; e incrementar também a execução das ações desempenhadas pelos responsáveis técnicos, bem como a permuta de dados e informações de interesse comum entre Crea e Agrodefesa, por meio da Plataforma ArcGIS, adotada pelo Crea-GO no ano passado e que otimiza a fiscalização em todo o Estado.

O acordo também prevê o desenvolvimento e a manutenção, conjuntamente, de sistemas informatizados voltados para a emissão de documentos fitossanitários e receituários agronômicos; e o cadastramento, armazenamento e gerenciamento de dados referentes aos produtores agrícolas, estabelecimentos comerciais, industriais e afins, assim como seus respectivos produtos, aperfeiçoando os procedimentos de fiscalização e controle das atividades econômicas do setor desenvolvidas em Goiás.

Conjuntamente, Crea e Agrodefesa ainda se comprometeram, entre outros, a planejar e executar ações que coíbam o transporte e o comércio clandestino de vegetais, seus produtos e subprodutos, assim como de agrotóxicos e seus componentes; realizar cursos de atualização para os servidores de ambas as partes visando à melhoria contínua dos processos de trabalho e o alinhamento dos procedimentos adotados, promovendo também a integração técnicas entre colaboradores das duas instituições.

Francisco Almeida (E) e José Manoel Caixeta Haun (D) falam sobre a reafirmação da parceria técnica entre o Conselho e a Agência

Durante a reunião, o atual modelo de fiscalização do Crea-GO, é apresentado ao novo presidente da Agrodefesa