Crea promove treinamento sobre uso racional da água para colaboradores

Com o objetivo de consolidar seu compromisso ambiental em suas atividades diárias, o Crea-GO, por meio de seu Departamento de Gestão de Pessoas, com apoio da Área de Serviços Gerais, promoveu na tarde de hoje (9/1), o treinamento “Uso Racional da Água”, direcionado aos colaboradores da limpeza da Autarquia. Ministrado pelo Eng. Eletric. Euler Bueno, professor da Universidade Federal de Goiás (UFG) e ex-conselheiro do Crea-GO, o treinamento visou abordar o abastecimento de água potável, a utilização de água no serviço de limpeza, implicações do desperdício da água e iniciativas do Conselho em relação ao tema, como o projeto de Controle e Uso Racional da Água e Energia no Crea-GO (Curae Crea-GO).

No início do treinamento, o superintendente do Crea-GO, Eng. Agr. Helder Borges, se direcionou aos nove colaboradores da limpeza do Conselho, destacando a necessidade de se discutir o assunto. “Em todo lugar, vemos que se tem gastado água demais, irracionalmente, e o professor Euler, que foi nosso conselheiro, implantou um sistema que utiliza a água dos aparelhos de ar-condicionado para limpeza, de maneira a economizar a água potável, pensando no meio ambiente”, destacou.

Helder continuou frisando que o objetivo final do treinamento foi dar orientações não só para o trabalho exercido pela equipe no Crea. “Precisamos, todos, pensar no meio ambiente. Esperamos que o que vocês virem aqui, apliquem não só no Conselho, mas em todos os lugares. Estamos passando por problemas ambientais e, se cada um ajudar um pouquinho, com certeza, somando tudo, ajudaremos muito”.

Em seguida, o professor Euler Bueno deu início ao treinamento, no qual foram fornecidas instruções sobre o que deve ser feito, inclusive em nível doméstico, para promover o uso racional da água em serviços de limpeza. “Abordamos também as consequências do desperdício da água, que nunca é bem-vindo. O desperdício implica na escassez, que, consequentemente, provoca o racionamento. E hoje estamos em uma situação complicada. A região de Brasília, por exemplo, mesmo no período chuvoso, está passando por racionamento. Então, este assunto se faz bastante importante”, explicou o professor. Ao final da capacitação, foi distribuída aos participantes uma cartilha contendo dicas diversas para a utilização racional e segura da água, tornando as tarefas mais econômicas e produtivas.

Curae Crea-GO – O projeto de Controle e Uso Racional da Água e Energia no Crea-GO, desenvolvido pelo Prof. Euler, aplicado desde janeiro de 2015 e considerado um sucesso, permite a coleta e o reuso da água proveniente dos aparelhos de ar-condicionado do Conselho para a limpeza das dependências do Crea-GO, tanto a Sede quanto o anexo. Em média, são captados cerca de 400 litros de água por dia de 74 aparelhos de ar-condicionado da sede do Crea-GO.

A água é acumulada em dois reservatórios, cada um com capacidade para 200 litros e localizados em pontos estratégicos, e facilmente transportada por meio de reservatórios móveis, com capacidade para 100 litros. A água captada pelo sistema, após ser analisada em laboratório, por meio de exames bacteriológicos e físico-químicos, mostrou-se adequada para os serviços e suficiente para a limpeza dos 4.444,78 m² da sede do Crea-GO e dos 235,49 m² do anexo.

Em 2017, o professor Euler Bueno foi homenageado pela Comissão de Desenvolvimento Sustentável do Conselho goiano (Codesu), durante a entrega do 16º Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente, pelo desenvolvimento do projeto Curae Crea-GO.

Euler Bueno ministra treinamento sobre uso racional da água aos colaboradores da limpeza do Crea-GO