Posse de conselheiros é destaque na primeira Sessão Plenária de 2018

Vinte e cinco conselheiros regionais, entre efetivos e suplentes, foram empossados, na noite de ontem (6/2), durante a 800ª Sessão Plenária Ordinária do Crea-GO. Os conselheiros cumprirão mandato pelo triênio 2018/2020. A Sessão ainda contou com a eleição da diretoria do Conselho; além da composição das Comissões Permanentes e Especiais do Crea-GO e eleição de seus coordenadores e coordenadores-adjuntos. Esta foi a primeira Sessão Plenária do ano de 2018.

Crea-GO realiza 800ª Sessão Plenária, a primeira do ano de 2018

Na abertura da Sessão, a mesa diretiva foi composta pelo presidente do Regional, Eng. Francisco Almeida; o então 2º vice-presidente, Eng. Eletric. e Seg. Trab. Jovanilson Faleiro; o 1º tesoureiro da diretoria do ano de 2017, Eng. Agr. José de Souza Reis Filho; o antigo 1º secretário do Conselho, Eng. Civ. Diogo Veloso; e o presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado de Goiás, Eng. Eletric. Gerson Tertuliano, representando, na ocasião, todas as entidades de classe com assento no Plenário do Conselho.

No início da Sessão Plenária, a mesa diretiva foi composta pelo presidente do Senge, Eng. Eletric. Gerson Tertuliano (E); pelo antigo 1º secretário do Conselho, Eng. Civ. Diogo Veloso; pelo presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida; pelo então 2º vice-presidente, Eng. Eletric. e Seg. Trab. Jovanilson Faleiro; e pelo 1º tesoureiro da diretoria do ano de 2017, Eng. Agr. José de Souza Reis Filho (D)

Renovação – Todos os anos o Conselho procede à renovação de um terço do total de seus Conselheiros, que são indicados por Instituições de Ensino Superior e Entidades de Classe devidamente registadas no Conselho. Em 2018, o Plenário do Crea-GO será composto por 42 conselheiros titulares e 37 suplentes, que têm como atribuição específica apreciar os assuntos inerentes à fiscalização e ao aprimoramento do exercício profissional, visando à defesa da sociedade. O exercício da função de conselheiro é honorífico e exclusivo de profissionais habilitados de acordo com a legislação vigente.

25 conselheiros são empossados durante a primeira Sessão Plenária do ano

Posse – Os 25 conselheiros empossados na primeira Sessão Plenária de 2018 (confira lista abaixo) foram indicados pelo Clube de Engenharia de Goiás (Ceng), pela Associação Goiana de Engenheiros de Segurança do Trabalho (Agest), pela Associação dos Geólogos no Estado de Goiás (Agego),  pela Associação dos Engenheiros Agrônomos de Goiás (Aeago), pelo Instituto Federal de Goiás (IFG), pela Universidade de Rio Verde (UniRV) e pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado de Goiás (Senge-GO).

Em 2018, o Plenário do Crea-GO é composto por 42 conselheiros titulares

Após as assinaturas dos termos de posse, o conselheiro Eng. Civ. Ricardo Veiga falou em nome dos recém-empossados. “É com muita honra que tomo posse, mais uma vez, como conselheiro deste Regional. Esta instituição, ao longo do tempo, tem sido uma força na direção do trabalho da engenharia pelo Brasil afora”, destacou o conselheiro, falando ainda da importância do trabalho realizado pelo Crea-GO para o desenvolvimento sustentável e também socioeconômico da sociedade.

Ricardo ainda fez um apelo: “Conclamamos a todos os conselheiros que se dediquem. Esta é uma atividade sacerdotal e é importante que nos dediquemos e façamos com que este Conselho seja bem representado e bem acolhido no âmbito da sociedade. Parabenizo a cada um que está começando seu primeiro mandato, àqueles que estão sendo reconduzidos aos cargos e também àqueles que já fazem parte deste plenário”.

Eng. Civ. Ricardo Veiga fala em nome dos conselheiros recém-empossados

Diretoria eleita – Após a posse dos conselheiros, procedeu-se à eleição da nova diretoria do Crea-GO, para o exercício 2018. Os conselheiros indicados pela presidência do Regional foram eleitos por unanimidade. São eles: Eng. Civ. Ricardo Veiga como 1º vice-presidente; Eng. Mec. Joaquim Gonçalves como 2º vice-presidente; Eng. Civ. Lamartine Moreira Júnior como 1º secretário; Eng. Civ. Ana Renata Volpini Litfalla como 2ª secretária; Eng. Agr. Onilda Arantes Albuquerque como 1ª tesoureira; e Eng. Eletric. Luiz Flávio Naves como 2º tesoureiro.

A nova diretoria do Crea-GO eleita para o exercício de 2018 é composta pelo Eng. Mec. Joaquim Gonçalves como 2º vice-presidente (E); pelo Eng. Civ. Lamartine Moreira Júnior como 1º secretário; pela Eng. Civ. Ana Renata Volpini Litfalla como 2ª secretária; pelo presidente do Conselho goiano, Eng. Francisco Almeida; pela Eng. Agr. Onilda Arantes Albuquerque como 1ª tesoureira; pelo Eng. Eletric. Luiz Flávio Naves como 2º tesoureiro; e pelo Eng. Civ. Ricardo Veiga como 1º vice-presidente (D)

Após a eleição, Francisco Almeida agradeceu à antiga diretoria pelo trabalho feito à frente do Crea-GO, em especial, ao Geol. e Eng. Seg. Trab. Wanderlino Teixeira Carvalho, que, em 2017, chegou a assumir a presidência do Conselho por três meses, período em que Francisco Almeida esteve afastado para concorrer à reeleição à presidência. “Agradeço a todos os membros da diretoria de 2017, especialmente a Wanderlino, por seu exercício como presidente do Conselho enquanto estive afastado. O agradeço pela maneira como conduziu o Crea-GO nesse período, fazendo com que tudo continuasse caminhando muito bem no exercício da presidência”, frisou Francisco.

O antigo 1º tesoureiro, Eng. Agr. José de Souza Reis, também fez uso da palavra e agradeceu ao presidente em nome de todos os membros da antiga diretoria. “Gostaria de agradecer, em nome da diretoria que termina seu mandato, ao presidente Francisco por nos ter confiado essa missão de trabalhar em cargos de extrema importância. Esforçamo-nos ao máximo para corresponder a essa confiança e deixamos a diretoria com a sensação de dever cumprido. Agradecemos também a todos os conselheiros por nos ter proporcionado esse trabalho como diretores. Muito obrigado a todos”, agradeceu.

Ao fim dos agradecimentos, Jovanilson Faleiro, José de Souza Reis e Diogo Veloso foram substituídos, à mesa diretiva, por Ricardo Veiga, Onilda Albuquerque e Lamartine Moreira, respectivamente, para dar continuidade aos trabalhos da noite.

Composição de Comissões – Ainda durante a 800ª Sessão Plenária Ordinária do Crea-GO foram constituídas as Comissões Permanentes e Especiais e os coordenadores e coordenadores-adjuntos de cada uma delas foram indicados. Em 2018, a Comissão de Ética Profissional (CEP) será coordenada pelo conselheiro Eng. Mec. Paulo Roberto Lucas Viana, tendo como coordenador-adjunto o conselheiro Eng. Eletric. Jovanilson Faleiro; a Comissão de Orçamento e Tomada de Contas (COTC) será coordenada pelo Eng. Civ. Ricardo Ferreira e a coordenadoria-adjunta ficará a cargo do Eng. Civ. Alexandre Garcês.

Já a Comissão de Desenvolvimento Sustentável (CODESU) terá o Eng. Sanit. Amb. Aquila Silva Levindo como coordenador e o Eng. Civ. Fabrício Ribeiro como adjunto; a Comissão de Estudo de Renovação do Terço (CERT) terá o Eng. Agr. José Reis como coordenador e o Eng. Eletric. Cláudio Henrique Azevedo como adjunto; a Comissão de Licitações (CL), por sua vez, será comandada pelo eng. Civ. João Batista Tibiriçá (coordenador) e pelo Eng. Civ. Aureliano Feitosa Júnior (adjunto). A Comissão de Educação e Atribuição Profissional (CEAP) será coordenada pelo Eng. Civ. Ricardo Barbosa e terá o Eng. Agr. José Martins como adjunto.

Em relação às comissões especiais do Crea-GO, a Comissão do Mérito (CMER) será coordenada pelo Geol. e Eng. Seg. Trab. Wanderlino Teixeira e terá como coordenadora-adjunta a Eng. Civ. Regina Lúcia de Deus; a Comissão Revisora de Relatoria de Processos (CRRP) será coordenada pelo Eng. Civ. Lamartine Moreira, com o Eng. Mec. Paulo Roberto Lucas Viana como coordenador-adjunto; a Comissão para Análise de Pedidos de Celebração de Convênios (CAPCC), terá o Eng. Civ. Aureliano Feitosa como coordenador e o Eng. Civ. João Batista Tibiriçá como coordenador-adjunto; e, por fim, a Comissão Eleitoral será coordenada pelo Eng. Agr. Márcio Resende. O coordenador-adjunto dessa comissão deverá ser eleito entre os membros, conforme Resolução nº 1.021/2007.

Ainda na reunião, Francisco Almeida conclamou todos os conselheiros para exercerem seus trabalhos com empenho. “Nossa principal função, enquanto Conselho, é defender a sociedade de maus profissionais e de leigos. Nós somos os protagonistas do desenvolvimento sustentável e temos que mostrar isso para os nossos profissionais e a sociedade. Para que esse trabalho seja realizado com excelência, a participação de vocês, enquanto conselheiros, é muito importante. Conto com a colaboração de vocês para que conscientizemos nossos profissionais e a sociedade em geral do real papel do Crea-GO e de sua importância para todos”, afirmou o presidente.

CONSELHEIROS EMPOSSADOS

Confira abaixo os conselheiros empossados na 800ª Sessão Plenária Ordinária do Crea-GO de acordo com as entidades/instituições que os indicaram:

Clube de Engenharia de Goiás (Ceng)

Titular: Eng. Eletric. Ítalo Augusto Milhomem Viana

Suplente: Eng. Eletric. e Tec. Eletron. Marcelo Nicolau Barbosa

Associação Goiana de Engenheiros de Segurança do Trabalho (Agest)

Titular: Eng. Civ. e Seg. Trab. Dolzonan da Cunha Mattos

Suplente: Eng. Prod. e Seg. Trab. Willy Chagas Santana

Titular: Eng. Civ. e Seg. Trab. Luiz Eurípedes Ferreira Rosa

Suplente: Eng. Civ. e Seg. Trab. Rodrigo João Meneghini

Associação dos Geólogos no Estado de Goiás (Agego)

Titular: Geol. e Eng. Seg. Trab. Wanderlino Teixeira de Carvalho

Suplente: Geol. Humberto José Pereira

Associação dos Engenheiros Agrônomos de Goiás (Aeago)

Titular: Eng. Agr. Marcelo Bueno Fernandes

Titular: Eng. Agr. Márcio de Jesus Guimarães Resende

Suplente: Eng. Agr. José Renato Catarina Ribeiro

Instituto Federal de Goiás (IFG)

Titular: Eng. Civ. Ricardo de Alcântara Ferreira

Universidade de Rio Verde (UniRV)

Titular: Eng. Mec. e Seg. Trab. Ronaldo Lourenço Ferreira

Suplente: Eng. Mec. Warley Augusto Pereira

Sindicato dos Engenheiros no Estado de Goiás (Senge-GO)

Titular: Eng. Civ. Fabrício Ribeiro

Suplente: Eng. Civ. e Seg. Trab. Fernanda Lobo Macedo

Titular: Eng. Civ. João Batista Tibiriçá

Suplente: Eng. Civ. Saulo Christian Pereira Vicente de Almeida

Titular: Eng. Agr. e Seg. Trab. José Martins de Oliveira

Suplente: Eng. Agr. Thelma Santos de Melo

Titular: Eng. Eletric. Luiz Flávio Naves Rodrigues

Suplente: Eng. Eletric. Assis de Souto Jacob

Titular: Eng. Eletric e Seg. Trab. Milton Alves Ribeiro

Titular: Eng. Civ. Ricardo Veiga

Suplente: Eng. Civ. Thiago Carvalho Salles

EXPECTATIVAS PARA 2018

Conselheiros recém-empossados falam sobre as expectativas para seus mandatos:

“Espero aprender muito! Ainda não conheço, na prática, o funcionamento do Plenário e das Câmaras e Comissões, então, em um primeiro momento, espero aprender bastante e espero obter o máximo de informações possíveis dos colegas para fazer um bom trabalho enquanto conselheiro”.

Eng. Eletric. Ítalo Augusto Milhomem Viana, conselheiro titular

“Exercerei meu primeiro mandato enquanto conselheiro no Crea-GO, ainda sou novato, mas espero, junto ao Eng. Civ. Ricardo Veiga, meu titular, trazer benefícios para nosso Conselho, trazendo também opiniões e novas ideias, tentando ajudar o nosso presidente o máximo possível. Espero também estarmos unidos para o melhoramento contínuo do nosso trabalho enquanto Conselho”.

Eng. Civ. Thiago Carvalho Salles, conselheiro suplente

“Para mim, o trabalho de conselheiro é muito novo, mas tenho o apoio do colega Eng. Civ. e Seg. Trab. Luiz Rosa, que tem me mostrado os caminhos para um bom trabalho. Pretendo colaborar com esta gestão e com o Crea, de maneira geral, a fim de que o Conselho tenha cada vez mais força e possa ajudar cada vez mais seus profissionais e a Engenharia de uma forma geral”.

Eng. Civ. e Seg. Trab. Rodrigo João Meneghini, conselheiro suplente

“O Crea é uma instituição muito importante, e o vínculo do Conselho com o IFG, por meio do qual fui indicado para compor o Plenário, vai nos ajudar a desenvolver, também, nosso trabalho enquanto instituição de ensino. Espero contribuir bastante com o Conselho, especialmente na divulgação do real papel do Crea para nossos estudantes, de forma que eles iniciem suas profissões com orientação técnica mais coerente”.

Eng. Civ. Ricardo de Alcântara Ferreira, conselheiro titular