Conselheiro do Crea-GO ministra palestra a cerca de 3 mil estudantes no Maracanã

O conselheiro do Crea-GO, Eng. Civ. Enio Pazini Figueiredo, ministrou, na última sexta-feira (6/4), a palestra “O novo Maracanã: a maior  obra de reabilitação do mundo” a cerca de três mil estudantes de Engenharia Civil do Brasil e toda a América Latina, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro-RJ. A palestra fez parte da programação da 7ª edição do Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Civil (Enec 2018) e do XIV Congresso Latino-Americano de Estudantes de Engenharia Civil (Coleic 2018), que este ano tem como tema “Revolução: o futuro começa agora”. Os eventos foram realizados pela Federação Nacional dos Estudantes de Engenharia Civil (Fenec) e pela Asociación Latinoamericana de Estudiantes de Ingeniería Civil (Aleic), respectivamente, na capital fluminense.

Em sua palestra, o engenheiro falou sobre a reabilitação do Estádio Maracanã, abordando “metodologias para avaliação do estado de conservação, o diagnóstico e os projetos e procedimentos para reparo e recuperação de estruturas de concreto. Abordamos, também, as mudanças de paradigmas em diagnóstico, reparo e recuperação, além da sustentabilidade na área de reabilitação de estruturas de concreto”, conforme explica.

Avaliações – O Eng. Enio Pazini Figueiredo foi responsável por avaliações estruturais nos estádios Maracanã, Beira Rio e Arena Corinthians, antes da Copa do Mundo de Futebol no Brasil, realizada em 2014. “No Maracanã e no Beira Rio (RS), são estruturas de concreto antigas, que foram diagnosticadas e reabilitadas. A mesma metodologia aplicada no Maracanã, foi aplicada no Beira Rio. Agora, na Arena Corinthians (SP), um estádio novo, foi diferente. A minha atuação, lá, foi porque, antes da Copa do Mundo, caiu o último segmento metálico da cobertura da Arena – um segmento que pesa 420 toneladas – sobre as estruturas de concreto. Como meu trabalho é avaliar as estruturas de concreto, no dia seguinte ao sinistro, já estava lá, para fazer a avaliação das estruturas de concreto e os projetos de reparo e recuperação das estruturas sinistradas”, explica o engenheiro.

Sobre o engenheiro – Enio Pazini é engenheiro civil com especialização em Patologia das Construções pelo Instituto Eduardo Torroja – Espanha (1988); mestrado em Construção Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989); doutorado em Engenharia de Construção Civil e Urbana pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo em Sanduiche com a Aston University – Reino Unido e o Instituto Eduardo Torroja – Espanha (1994); e pós-doutorado na Norwegian University of Science and Tecnhology (NTNU) – Noruega (2009). Em 2013, recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidad Científica del Perú (UCP). O engenheiro atua na área de durabilidade das Estruturas de Concreto Armado, principalmente nos seguintes temas: concreto, durabilidade, monitoramento por técnicas não-destrutivas (eletroquímicas e ultrassônicas), corrosão e reabilitação de estruturas de concreto. Atualmente, o engenheiro Enio Pazini é professor titular da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Enio Pazini Figueiredo ministra palestra “O novo Maracanã: a maior obra de reabilitação do mundo” no Estádio do Maracanã para cerca de três mil estudantes de Engenharia Civil