Horário de Atendimento: 8h às 17h

Crea-GO firma parceria com FGM e prefeituras de Campos Verdes e Terezópolis, durante assembleia

            Durante Assembleia Geral Ordinária da Federação Goiana de Municípios (FGM), realizada na manhã de hoje (12/4), na sede da Federação, o presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida, assinou termo de cooperação técnica entre o Crea-GO e a FGM, além de termo entre o Conselho e a Prefeitura de Campos Verdes, com o presidente da Federação e prefeito campo-verdense, Haroldo Naves. O acordo também foi firmado com a Prefeitura de Terezópolis de Goiás, com o prefeito Francisco Alves Júnior, que é também vice-presidente da FGM. A assembleia reuniu mais de 40 prefeitos goianos.

            O encontro contou com a participação de diversas autoridades. No início da Assembleia, o dispositivo de honra foi composto pelo presidente Francisco Almeida; o presidente da FGM, Haroldo Naves; o titular da Secretaria de Estado de Governo (Segov), João Furtado Neto, representando o governador de Goiás, José Eliton; o presidente da Fundação de Previdência Complementar do Brasil Central (PrevCom-BrC), José Taveira; e o assessor jurídico da FGM, Célio Sanches.

            Em sua oportunidade, o presidente da FGM, Haroldo Naves, destacou, entre outros, a importância do acordo de cooperação com o Crea. “É importante nós organizarmos nossas edificações, disponibilizarmos para a sociedade, de forma gratuita, alguns projetos para construção de residências etc. Queremos instituir, na FGM, um banco de projetos que facilitará muitas coisas para os municípios e, inclusive, diminuirá os custos. Hoje vai ser um dia de ganhos para os municípios. O acordo que assinaremos com Crea nos ajudará muito. E essas ações certamente terão perenidade. Nós, prefeitos e prefeitas, vamos passar; mas nossas ações vão continuar”, frisou.

            Já Francisco Almeida ressaltou a visão estratégica de Haroldo Naves, “pensando não só em sua gestão, mas em todo o Estado, com foco em um futuro sustentável de Goiás”. O presidente do Crea ainda destacou, se dirigindo ao secretário João Furtado, a necessidade de se recriar o Instituto de Planejamento Municipal. “Nós sabemos da situação financeira em que se encontram os municípios. Há recursos do Governo Federal, mas não há projetos; e contratar projetos é difícil, considerando-se a atual situação financeira. Então, é importante que voltemos com esse Instituto, para que possamos auxiliar na captação de recursos”, explanou.

            Francisco também colocou o Crea-GO à disposição dos prefeitos presentes no encontro. “Nós queremos contribuir para o desenvolvimento sustentável das cidades goianas; queremos fazer com que cresçam com ordenamento e planejamento. Não pensando apenas na atual administração, mas também no futuro. Precisamos de cidades sustentáveis, com construções ordenadas, arborização devida, uma boa drenagem urbana e outros pontos relacionados à engenharia, agronomia e geociências, que contribuam para uma melhor qualidade de vida nos municípios”, argumentou.

            O presidente também justificou a importância de profissionais do Sistema Confea/Crea nas prefeituras, para que auxiliem na administração municipal. “Muita gente diz que contratar um engenheiro gera custos, mas esse profissional contratado resolverá os problemas e, no fim, significará segurança, qualidade, economia e produtividade para o município. Contem conosco para que possamos transformar nosso Estado em referência nacional no desenvolvimento sustentável”, finalizou.  

            O secretário de Governo, João Furtado, por sua vez, declarou que “o governo de José Eliton é um governo municipalista” e afirmou, dirigindo-se ao presidente Francisco Almeida: “já afirmo que levarei ao governador a sugestão de instituto de apoio ao desenvolvimento municipal. Essa proposta do Crea é muito prudente e certamente reforçaremos a ideia”.

            Após a abertura do evento, o líder da Área de Gestão de Convênios da Fiscalização, Eng. Contr. Autom. Roger Barcellos, auxiliado pelo gestor do Departamento de Fiscalização do Crea-GO, Eng. Mec. Walter Santana, apresentou o modelo de fiscalização adotado pelo Crea-GO, realizado por meio da Plataforma ArcGIS, com informações compartilhadas por diversos órgãos de esferas municipal, estadual e federal, com os quais o Crea já tem um acordo de cooperação técnica.

            Na apresentação, os representantes do Conselho goiano destacaram os projetos sociais que são disponibilizados, gratuitamente, às prefeituras que firmam acordo com o Crea. Entre eles, apresentaram o projeto de Engenharia Pública “Casa Própria”, por meio do qual o Conselho oferece, gratuitamente, dez projetos para a construção de moradias populares em processo simples e rápido; o projeto “Horta Caseira Sustentável”, que tem como objetivo estimular o cultivo de hortaliças em estabelecimentos assistenciais, escolas, creches e outros, utilizando estrutura simples e econômica, por meio da técnica da hidroponia; e ainda o projeto “Calçada Acessível”, que apresenta os critérios técnicos para a adequação ou construção de calçadas, de forma a oferecer condições à pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida de se locomover e realizar suas atividades de forma independente e segura.

            Após a apresentação do Crea-GO, Francisco Almeida procedeu à assinatura do termo de cooperação técnica entre Crea-GO e FGM, e entre o Conselho e a Prefeitura de Campos Verdes, com o presidente da Federação e prefeito campo-verdense, Haroldo Naves; e, em seguida, Francisco assinou termo de cooperação entre a Autarquia goiana e a Prefeitura de Terezópolis de Goiás, com o prefeito terezopolino e vice-presidente da FGM, Francisco Alves Júnior. Com os acordos, o objetivo principal do Crea-GO é fortalecer sua fiscalização e torna-la cada vez mais eficaz em todos os municípios do Estado.

            Ainda durante a assembleia ordinária da FGM, o presidente da PrevCom-BrC, José Taveira, acompanhando pelo diretor de Administração da Fundação, Edson Ronaldo Nascimento; e o gerente regional da Caixa Econômica Federal, Valcedir Vicente Rosa, realizaram apresentação sobre a “Criação do Regime Complementar e Sustentabilidade do Déficit Previdenciário”. Em seguida, o secretário Estadual de Governo, João Furtado, realizou, em nome do governador José Eliton, apresentação sobre “Desafios e Perspectivas para 2018”.

            Pelo Crea-GO, também estiveram presentes no evento os assessores institucionais Eng. Agr. Vicente Machado e Eng. Civ. Victor Resende.

 

Durante a assembleia, Roger Barcellos apresenta a fiscalização do Crea-GO e os projetos fornecidos gratuitamente às prefeituras que firmam termo de cooperação técnica com o Conselho
Durante a assembleia, Roger Barcellos apresenta a fiscalização do Crea-GO e os projetos fornecidos gratuitamente às prefeituras que firmam termo de cooperação técnica com o Conselho

 

O presidente Francisco Almeida (E) assina termo de cooperação com o presidente da FGM e prefeito de Campos Verdes, Haroldo Naves (D)
O presidente Francisco Almeida (E) assina termo de cooperação com o presidente da FGM e prefeito de Campos Verdes, Haroldo Naves (D)

 

Ainda no encontro, Francisco (E) firma parceria com o prefeito de Terezópolis de Goiás, Francisco Alves Júnior (D)
Ainda no encontro, Francisco (E) firma parceria com o prefeito de Terezópolis de Goiás, Francisco Alves Júnior (D)

Baixe nossos Aplicativos 

   



 

Redes Sociais