Horário de Atendimento: 8h às 17h

Crea-GO participa de Semana de Ciências Agrárias do IF Goiano

            O conselheiro do Crea-GO, Eng. Agr. José Reis, participou, na noite de ontem (14/5), da abertura da II Semana de Ciências Agrárias do campus Iporá do Instituto Federal Goiano (IF Goiano). Com o tema “Cenários e Perspectivas Profissionais nas Ciências Agrárias”, o evento segue até quarta-feira (16), com uma programação composta por minicursos, palestras e oficinas, abordando temas como plantio direto, integração lavoura-pecuária-floresta, agricultura de precisão, empreendedorismo, valorização profissional e outros.

            Mesa-redonda – No primeiro dia do evento, José Reis participou de mesa-redonda com o tema "Perspectivas do mercado de trabalho e os desafios da sucessão familiar". Na ocasião, o conselheiro debateu o assunto com os engenheiros agrônomos Adriana Borges Silva e Leandro Nunes de Melo. O debate foi mediado pelo professor do IF Goiano, Paulo Alexandre Perdomo Salviano.

            Em sua fala, José Reis tratou sobre a atuação do Engenheiro Agrônomo no setor público, fazendo um apanhado de várias atividades que são desenvolvidos pelos profissionais nesse setor, como assistência técnica pública, pesquisa agropecuária, fiscalização e desenvolvimento de políticas públicas na área agropecuária. O conselheiro também destacou que para um novo profissional ser inserido no mercado de trabalho, “é necessário que a faculdade contemple, com qualidade, todos os conteúdos de que provém as atribuições; e que o aluno se dedique ao máximo, tanto na parte acadêmica como na prática”, explicou.

José Reais também deu dicas de como os novos profissionais podem adentrar ao mercado de trabalho. “Não espere a formatura para se inserir no mercado de trabalho. Faça isso já, se dedicando a sua formação, fazendo estágios, conhecendo o campo onde deseja trabalhar e buscando se inteirar e dominar novas tecnologias, bem como aqueles conhecimentos que são a base dessa formação”. O representante do Crea-GO ainda mostrou algumas áreas da agronomia que podem ser buscadas, como a comercialização, bem como o estímulo à associação e cooperativismo na área rural, principalmente para os casos de pequenos produtores.

            Palestra – Na tarde de hoje (15/5), o Crea voltou a participar da Semana de Ciências Agrárias. Desta vez, o assessor institucional Tec. e Eng. Agrim. Luís Dias ministrou a palestra “Ética, Legislação e Valorização Profissional” aos presentes. Em sua oportunidade, Luís Dias informou aos participantes do evento sobre o mecanismo de funcionamento do Sistema Confea/Crea, além de apresentar a legislação, instruindo sobre os direitos e deveres do profissional. (Com informações e fotos do Núcleo de Comunicação Social e Eventos – Campus Iporá do IF Goiano)

 

A II Semana de Ciências Agrárias é realizada no campus Iporá do IF Goiano
A II Semana de Ciências Agrárias é realizada no campus Iporá do IF Goiano

 

Leandro Nunes (E), Paulo Salviano, Adriana Borges e José Reis (D) debatem sobre perspectivas do mercado de trabalho e os desafios da sucessão familiar
Leandro Nunes (E), Paulo Salviano, Adriana Borges e José Reis (D) debatem sobre perspectivas do mercado de trabalho e os desafios da sucessão familiar

Baixe nossos Aplicativos 

   



 

Redes Sociais