Seminário “Construção + Limpa” é realizado no Crea-GO

O Crea-GO, a Câmara Municipal de Goiânia, a Pontal Engenharia e o Grupo Toctao  promoveram, na tarde de hoje (12/6), no auditório do Regional,  o seminário “Construção + Limpa”, voltado para os profissionais da área tecnológica. O evento, que reuniu cerca de 50 pessoas, teve três principais objetivos: extrair subsídios que auxiliem subsídios que auxiliem o desenvolvimento de um conjunto de procedimentos que permitam produzir um sistema denominado “Construção + Limpa”, a ser adotado nas obras; apresentar para as construtoras modelos de procedimentos ambiental e economicamente viáveis para resolver o problema dos Resíduos da Construção e da Demolição (RCC-D); e elaborar uma cartilha com boas práticas do tratamento de RCC-D a partir das apresentações das empresas e das sugestões dos participantes.

Durante o seminário, também foi discutido o Projeto de Lei da Câmara Municipal de Goiânia, que propõe a criação de um Arranjo Produtivo Local em uma área localizada ao redor do antigo Aterro Sanitário de Goiânia, onde poderão ser tratados diferentes tipos de resíduos sólidos. A ideia é criar uma Central de Reciclagem dos Resíduos de Construção e Demolição para onde deverá ser destinado todo o entulho que vem sendo, há anos, enviado para o Aterro Sanitário de maneira indevida, desqualificando-o e diminuindo sua vida útil.

Na abertura do evento, o presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida, agradeceu a presença dos palestrantes e dos participantes e afirmou que o próximo passo para reduzir a quantidade de resíduos sólidos gerados por obras da construção civil é a criação de um grupo de trabalho (GT). “O seminário serviu para mostrar um pouco da experiência de empresas que já implantaram ações para reduzir os resíduos sólidos e, com isso, formar um GT para colocar os procedimentos em prática e fazer acontecer”.

O presidente também destacou o compromisso do Crea-GO com o desenvolvimento sustentável de Goiás e com a valorização profissional. “O Conselho Regional, além de fiscalizar o exercício profissional, tem o compromisso de promover o desenvolvimento sustentável, com o objetivo de também valorizar o profissional do Sistema Confea/Crea, levando para a sociedade mais segurança e qualidade nos serviços e obras executados”, destacou.

O presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida fala sobre o compromisso do Conselho goiano com o desenvolvimento sustentável e a valorização profissional

Em seguida, o Eng. Civ. Wesley de Andrade Galvão, da Pontal Engenharia, ministrou a palestra “Logística Reversa em Obras verticais”, na qual contou a experiência da construtora com práticas para diminuir os resíduos de obras. “Falei sobre as ações adotadas pela Pontal Engenharia com o intuito de tentar resolver os problemas da cidade sem depender de políticas públicas. As ações próprias da construtora trazem vários benefícios para a comunidade que incluem transito,  diminuição de emissão de gases de efeito estufa,  prolongamento da vida de aterros sanitários da cidade, entre outros temas sobre gestão”, explicou.

O Eng. Civ. Wesley de Andrade Galvão aborda a experiência da Pontal Engenharia com práticas para diminuir os resíduos de obras

A segunda apresentação da tarde, intitulada “Gestão de resíduos sólidos no próprio canteiro”, foi proferida pela Tec. San. Ambiental Cinthia Martins, da Toctao Engenharia, que abordou “as ações práticas da construtora para a gestão de resíduos em obras, desde a fase de projetos; o reaproveitamento de resíduos, redução, reciclagem, até a finalizar na destinação final; e o que a empresa deve fazer para atender a legislação e impactar, da menor forma possível, o meio ambiente”, explicou.

A Tec. San. Ambiental Cinthia Martins ministra a palestra “Gestão de resíduos sólidos no próprio canteiro”

A última palestra do evento, “Criação do Arranjo Produtivo do Aterro Sanitário”, foi explanada pelo vereador, Eng. Civ. Vinícius Cirqueira (Pros). “Falei para engenheiros e estudantes sobre a criação de uma Comissão na Câmara Municipal de Goiânia para estudar um arranjo produtivo local entrono do aterro sanitário para armazenar resíduos de empresas da construção civil, hospitalares, reciclagem e aumentar esse índice de aproveitamento do lixo gerado pelo goianiense, que hoje é de apenas 8%. Se no entorno do aterro, cria-se um pólo para a instalação de empresas e, consequentemente, emprego e renda, reaproveitando diferentes tipos de resíduos sólidos, é um grande avanço para a cidade. Estou aqui para apresentar a ideia da criação de uma Central de Reciclagem dos Resíduos de Construção e Demolição para onde deverá ser destinado todo o entulho e que todos juntos possam acolher essa ideia para termos uma cidade mais sustentável. Esse é o nosso grande desafio”, argumentou.

Para o assessor técnico do Crea-GO. Eng. Civ. Antônio de Pádua Teixeira, o evento cumpriu a finalidade de fazer um benchmarking. “Nosso objetivo foi mostrar as experiências positivas de duas empresas goianas, que estão utilizando um sistema muito eficiente de tratamento de resíduos sólidos, para mostrar para as demais construtoras que é possível, de maneira economicamente viável, tratar todo o resíduo na própria obra e não enviar nada para o aterro sanitário da cidade”. Por fim, um debate entre os participantes e palestrantes foi realizado até às 17h30min, com a presença do vereador do Partido Verde (PV), Eng. Eletric. Gustavo Cruvinel.

Ao final do evento, Wesley de Andrade Galvão (E), Vinícius Cirqueira, Antônio de Pádua Teixeira (C), Cinthia Martins e Gustavo Cruvinel (D) discutem com os presentes sobre o tema