Crea-GO propõe acordo de cooperação técnica à superintendência regional do DNIT

O assessor institucional de Políticas Públicas do Crea-GO, Eng. Civ. Victor Resende; o gestor do Departamento de Fiscalização do Conselho, Eng. Mec. Walter Santana; e o líder da Área de Gestão de Convênios da Fiscalização, Eng. Contr. Autom. Roger Barcellos, estiveram, no dia 6 de julho, em reunião com o superintendente regional substituto do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Estado de Goiás e no Distrito Federal, Eng. Civ. Claudio Macedo Ferreira, no auditório da superintendência, em Goiânia, para propor a assinatura de acordo de cooperação técnica com foco na fiscalização entre as partes. Cerca de 30 engenheiros do DNIT também participaram do encontro.

Durante a reunião, os representantes do Crea-GO apresentaram o atual modelo de fiscalização adotado pelo Regional, que é realizado com base em dados compartilhados com diversos órgãos municipais, estaduais e federais, com exercício em Goiás, que favorecem a fiscalização do exercício profissional no Estado. Por meio da Plataforma ArcGIS, os agentes de fiscalização do Crea-GO têm acesso às informações compartilhadas de onde quer que estejam, o que otimiza a fiscalização, obtendo maior produtividade dos fiscais em menos tempo e com menor investimento. Ainda durante o encontro, Victor, Walter e Roger tiraram dúvidas dos representantes do DNIT sobre a fiscalização do Conselho goiano, assim como sobre o acordo de cooperação técnica a ser firmado.

A proposta de acordo de cooperação técnica com a superintendência regional do DNIT é fruto de reunião realizada, em 15 de maio, em Brasília, entre representantes do Crea-GO, do Confea e do DNIT, mediada pelo presidente do Crea-GO e coordenador do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua, Eng. Francisco Almeida, para propor acordo de cooperação técnica entre o Conselho Federal e o Departamento Nacional, com foco na fiscalização de obras/serviços de Engenharia. A ideia, à época, era que os federais firmassem o acordo com base no que o Crea-GO faz com diversos órgãos das esferas municipal, estadual e federal, criando um modelo a ser seguido pelos regionais de ambas as partes. Assim, Crea-GO e a Superintendência Regional do DNIT no Estado de Goiás e no Distrito Federal devem firmar o acordo em breve.

Walter Santana e Roger Barcellos apresentam o modelo de fiscalização sustentável do Crea-GO ao superintendente regional e engenheiros do DNIT