Crea-GO e Prefeitura de Santa Rita do Araguaia firmam parceria na área de fiscalização

O presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida, e a prefeita de Santa Rita do Araguaia, Tânia Salgueiro, assinaram, na tarde de hoje (9/8), na sede do Crea-GO, acordo de cooperação técnica com foco na fiscalização de obras e serviços relativos ao Sistema Confea/Crea no município, a partir do compartilhamento de informações entre os acordantes. A parceria firmada visa ainda à realização de ações sociais que proporcionem segurança e ofereçam qualidade de vida à população da cidade.

Pelo Crea-GO, além de Francisco Almeida, também participaram do encontro o líder da Área de Gestão de Convênios da Fiscalização, Eng. Contr. Autom. Roger Barcellos e o assessor institucional Eng. Civ. Victor Resende. Já pela Prefeitura de Santa Rita do Araguaia, também esteve presente a assistente administrativa Laura Fernanda Salgado.

Com a assinatura do acordo, a Prefeitura de Santa Rita do Araguaia deve solicitar Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) das obras/serviços da área tecnológica iniciados no município; enquanto o Crea se torna responsável por auxiliar a prefeitura na fiscalização das obras e serviços públicos e privados da Engenharia e da Agronomia. Por meio do acordo, o Crea-GO também disponibiliza à prefeitura acesso aos programas sociais “Casa Própria”, “Horta Caseira Sustentável”, “Calçada Acessível” e outros.

Para a prefeita Tânia Salgueiro, é de suma importância que o Crea-GO realize parcerias com os pequenos municípios, como o de Santa Rita do Araguaia. “Este acordo vem  acrescentar nas ações que podemos desenvolver frente ao projeto de planejamento da nossa cidade. Quero agradecer ao Presidente Francisco Almeida por levar esses projetos até os municípios”. A prefeita ainda ressalta a importância do programa “Casa Própria” para a população do seu município. “Com esse projeto, nós poderemos auxiliar as famílias de baixa renda. É muito interessante receber essa assessoria técnica do Conselho. O Crea está abrindo as portas para os prefeitos e é tudo que precisamos. Muitas vezes nos sentimos desamparados por falta de acesso a informações”, admite.

O presidente Francisco Almeida, mais um vez ressalta que os acordos  de cooperação técnica e social assinados  com as prefeituras têm o objetivo de auxiliar no desenvolvimento sustentável do municípios de todo o Estado. “Na condição de representantes da Engenharia, temos compromisso de colaborar com o desenvolvimento sustentável e queremos ajudar a promover o crescimento ordenado dos municípios goianos”, ressalta.

Primeiro Encontro – O primeiro encontro realizado entre o Crea-GO e a Prefeitura de Santa Rita do Araguaia ocorreu no dia 2 de maio deste ano, na sala de reuniões da Presidência do Crea-GO. A prefeita Tânia Salgueiro foi recebida pelo assessor institucional de Políticas Públicas, Eng. Civ. Victor Resende; e o líder da Área de Gestão de Convênios da Fiscalização, Eng. Contr. Autom. Roger Barcellos, a fim de conhecer os benefícios e procedimentos para assinatura de termo de cooperação técnica entre o município e o Conselho goiano. O superintendente de Agricultura de Santa Rita do Araguaia, Lindomar de Oliveira, também participou da reunião.

Durante o encontro, Na oportunidade, Roger apresentou a fiscalização inteligente e georreferenciada do Crea-GO, realizada por meio da Plataforma ArcGIS, com informações compartilhadas por diversos órgãos de esferas municipal, estadual e federal, com os quais o Crea já tem um acordo de cooperação técnica. Durante a reunião, Roger destacou os benefícios a serem obtidos pela Prefeitura de Santa Rita do Araguaia, com o acesso aos dados que poderão ser disponibilizados pelo Crea com a assinatura do termo de cooperação.   Já o assessor Victor Resende apresentou os projetos sociais do Crea-GO, com destaque para o projeto de Engenharia Pública “Casa Própria”, “Horta Caseira Sustentável” e “Calçada Acessível”.

O presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida, e a prefeita de Santa Rita do Araguaia, Tânia Salgueiro, assinam Acordo de Cooperação Técnica, na sede do Crea-GO
A prefeita de Santa Rita do Araguaia, Tânia Salgueiro e o presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida, assinam Acordo de Cooperação Técnica, na sede do Crea-GO

A assistente administrativa Laura Fernanda Salgado (E); a prefeita Tânia Salgueiro e o presidente Francisco Almeida discutem sobre os programas oferecidos pelo acordo

A assistente administrativa Laura Fernanda Salgado (E); a prefeita Tânia Salgueiro; o presidente Francisco Almeida; o Eng. Contr. Autom. Roger Barcellos e o Eng. Civ. Victor Resende durante a reunião