Crea-GO participa de análise de projeto de emenda de norma sobre acessibilidade

A Eng. Civ. Letícia Carvalho, líder da Área de Análise de Processos de Fiscalização do Crea-GO, representou o Conselho goiano, nos dias 4 e 5 de outubro, na continuidade da Reunião Especial de Análise da Consulta Nacional do Projeto de Emenda da NBR 9050 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A reunião, realizada na Fundação para Desenvolvimento da Educação (FDE), em São Paulo-SP, teve como objetivo dar continuidade à análise do Projeto de Emenda 1, elaborado pela Comissão de Estudo Acessibilidade em Edificações (CE-040:000.001) do Comitê Brasileiro de Acessibilidade (ABNT/CB-040), que, por sua vez, visa ajustar forma (como renumeração de páginas e figuras) e conteúdo do texto normativo da NBR 9050, que trata sobre acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.

De acordo com Letícia Carvalho, foram revisadas, durante o encontro, questões como: proteção contra queda ao longo das áreas de circulação – foram alterados os critérios previstos na NBR 9050:2015; critérios a respeito de puxadores horizontais e maçanetas nas portas; corrimãos em escadas e rampas; sinalização em calçadas, inclinações máximas permitidas e larguras mínimas admitidas, além da forma de sinalização tátil no piso dos rebaixamentos de calçadas. Também foi discutida a questão da transferência em piscinas, alterando as formas para transferência em relação ao previsto na NBR 9050:2015.

Para a engenheira, a reunião foi positiva. “Foram discutidas questões muito relevantes, com profissionais que representavam diversos órgãos, como prefeituras, o Sindicato das Indústrias da Construção (Sinduscon) e a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi), além de pessoas com diversos tipos de deficiência e profissionais do mercado. Foi uma discussão bem produtiva, com visões e opiniões diferentes”, destacou. Letícia ainda ressaltou a importância da participação do Conselho na discussão. “A norma de acessibilidade é uma norma técnica da área da Engenharia e da Arquitetura muito importante para a sociedade, principalmente no que se refere à inclusão, então, o Crea, como órgão responsável por regulamentar a fiscalização das profissões da área da Engenharia, tem que participar dessas discussões, para contribuirmos com opinião técnica sobre esses trabalhos”, explicou.

Sobre a NBR 9050 – A ABNT NBR 9050 é uma norma brasileira técnica que versa sobre a acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. A Norma estabelece critérios e parâmetros técnicos a serem observados quanto ao projeto, construção, instalação e adaptação do meio urbano e rural, e de edificações às condições de acessibilidade. Lançada em 1994 pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), ela foi revisada pela segunda vez e segue em vigor desde 2015. “A Norma prepara os ambientes em geral para a utilização de maneira autônoma e segura por pessoas, independentemente de idade, estatura ou limitação de mobilidade ou percepção”, explica Roberto Matozinhos, líder do Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas (GANT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Atualmente, a NBR 9050 encontra-se em nova revisão por pesquisadores, profissionais e entidades de interesse relacionado. (Com informações da Assessoria de Comunicação da CBIC)

Profissionais discutem alterações na NBR 9050, durante reunião realizada na Fundação para Desenvolvimento da Educação, em São Paulo