Crea-GO firma parceria com equipe da SFA-GO/MAPA e CRMV-GO para projeto ligado à área de alimentação animal

“Conscientização e Capacitação: Aspectos Legais das Boas Práticas de Fabricação na área de Alimentação Animal” é a temática que norteou reunião ocorrida ontem (20/12), na sala de reuniões da presidência do Crea-GO. O presidente Francisco Almeida recebeu membros da equipe de trabalho intersetorial "Alimentação Animal Legal", com objetivo conhecer o projeto e agregar a parceria do Conselho a partir de 2019.

Os representantes de instituições ligadas à cadeia de produtos destinados à alimentação animal da equipe de trabalho tem se reunido desde o mês de junho de 2018, com objetivo de promover a capacitação e conscientização de todos os elos da cadeia sobre a responsabilidade de cada um para a produção de alimento seguro e qualidade e, desta forma, reforçar a importância, além dos aspectos legais, da aplicação das regras de Boas Práticas de Fabricação (BPFs) em estabelecimentos produtores. SFA-GO (Superintendência Federal de Agricultura em Goiás), CRMV-GO (Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Goiás), Unimev (Cooperativa de Médicos Veterinários de Goiás), FAEG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás), OCB-GO (organização das Cooperativas do Brasil) e universidades (públicas e particulares) compõe o grupo.

A primeira ação prática do projeto foi o "Seminário Alimentação Animal Segura é Legal", promovido no dia 12 de novembro, no auditório da OCB, que reuniu cinquenta membros de cooperativas goianas do setor. “O Crea-GO estará presente na próxima reunião de planejamento, agendada para a primeira semana de fevereiro de 2019”, afirmou o presidente Francisco.

Até então, o trabalho envolveu a área de veterinária e zootecnia, inclusive, com a participação de representantes de instituições de ensino goianas. Com o auxílio do Crea-GO e por meio do Crea Goiás Jovem, a área da engenharia agronômica (profissionais que atuam como Responsáveis Técnicos em empresas, professores, acadêmicos), será integrada às ações.

A Auditora Fiscal Federal Agropecuária da SFA-GO, Márcia Virgínia Santos Bernardes, agradeceu ao Crea-GO pela receptividade e integração ao projeto. "O Conselho goiano vem somar e enriquecer o desenvolvimento do projeto, tendo em vista a importância, também, dos engenheiros agrônomos na produção de alimentos e na segurança de alimentar. Além disso, estamos colhendo bons frutos da adesão de instituições tão importantes e engajadas em entregar à sociedade os melhores resultados", reforçou.

Representantes do Crea-GO, do MAPA e do CRMV-GO discutem adesão do Conselho ao projeto Alimentação Animal Legal a partir de 2019