Crea-GO apresenta propostas para a segurança das barragens em Goiás em reunião pública

O Coordenador do Grupo de Trabalho (GT) para normatização da fiscalização de barragens do Crea-GO, Eng. Civ. Ricardo Ferreira, acompanhado pelo assessor institucional de Políticas Públicas, Eng. Civ. Victor Resende, e pelo Eng. Agr. João de Deus, participou, ontem (6/2), de reunião pública sobre segurança das barragens em Goiás.

Realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima), o evento teve como objetivo receber  sugestões para a segurança das barragens no Estado.

A reunião pública foi presidida pela secretária Andréa Vulcanis, com as presenças do procurador-chefe do Ministério Público Federal em Goiás, Ailton Benedito de Souza, e do comandante de Operações da Defesa Civil, coronel Leonardo Afonseca, e outras autoridades do Governo de Goiás e de prefeituras, além de representantes de entidades do setor e órgãos convidados.

Durante o encontro, o conselheiro Eng. Civ. Ricardo Ferreira apresentou as propostas do Crea-GO e enfatizou que os profissionais da área necessitam de conhecimento técnico para que a sociedade continue segura. “Basicamente, o Crea apresenta duas propostas. A primeira é fortalecer os profissionais da Engenharia, para que eles tenham competência e formação para conduzir esses empreendimentos. A segunda, é auxiliar no quesito capacitação. O Conselho fornecerá treinamento e trará profissionais capacitados, não só de Goiás, mas de todo o país, para promover palestras dentro do Crea.  Engenheiros e fiscais aprenderão a identificar realmente quais são os indicadores de um colapso, mesmo que seja parcial, para que eles possam ser muito assertivos na hora da vistoria,” explicou.

Plano de ação - A reunião faz parte do Plano de Ação para o Controle de Segurança de Barragens (PACSB), anunciado pela Secretaria na última terça-feira (29/1). O plano de ação envolve o cadastramento, a classificação de risco, o potencial de dano, as documentações, inspeções e vistorias necessárias, planos de ação de emergência e outros critérios para a regularização das barragens. (Com informações da Secima).

Ricardo Ferreira apresenta as propostas do Crea-GO e enfatiza que os profissionais da área necessitam de conhecimento técnico para que a sociedade continue segura