I Seminário de Acessibilidade do Crea-GO é realizado no dia 30 de abril

O Crea-GO, por meio de sua Comissão de Acessibilidade, promove, no dia 30 de abril (terça-feira), das 8h às 17h, no auditório, o I Seminário de Acessibilidade. Com uma extensa programação, o evento visa à conscientização e capacitação de profissionais que atuam na área.

O Seminário de Acessibilidade tem como público-alvo profissionais da Engenharia Civil e da Arquitetura atuantes nas áreas de projeto e de execução de edificações no Estado de Goiás; estudantes dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura; e representantes de órgãos municipais e estaduais ligados à questão da acessibilidade.

Programação – Após a abertura com o presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida, será iniciada a programação de sete palestras, dividias em três painéis. Cada painel da programação será encerrado com debate entre os palestrantes, com a participação do público.

O primeiro painel será sobre “Legislação referente à Acessibilidade”. Nele, o superintendente de Direito da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA), Antônio José do Nascimento Ferreira, palestrará sobre a Lei Brasileira de Inclusão.

Ainda no primeiro painel, o coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos do Ministério Público do Estado de Goiás (CAODH/MP-GO), procurador de Justiça André Luiz Ribeiro Duarte, abordará “Os Direitos da Pessoa com Deficiência, Políticas e Planejamento Inclusivo”.

O painel contará ainda com a palestra “Acessibilidade no Sistema Confea/Crea”, que será ministrada pelo presidente do Confea, Eng. Civ. Joel Krüger, e será finalizada com debate mediado pelo advogado Hebert Batista.

O segundo painel do evento terá como tema “Acessibilidade e Mobilidade Urbana” e contará com duas palestras. A primeira delas, intitulada “Calçadas: do Projeto à Implantação – Uma experiência na cidade de Goiânia”, será ministrada pela Arq. Urb. Maria Francisca da Silva.

A segunda palestra será da Arq. Urb. Ivanilde Maria de Rezende Abdala, que abordará “Legislação e Critérios Técnicos para Calçadas Acessíveis”. A discussão do segundo painel será mediada pela Arq. Urb. Luciana Joyce, assessora do Crea-GO.

O terceiro e último painel, sobre “Acessibilidade em Equipamentos e Edificações”, também contará com duas palestras, ambas ministradas pela Arq. Urb. Silvana Cambiaghi. A arquiteta abordará “Acessos, Circulações e Sanitários Acessíveis (NBR 9050)” e “Locais de Reunião, Hospedagem e Lazer (NBR 9050)”.

Após suas palestras, Silvana Cambiaghi também participará de um debate com o público presente, mediado pelo Eng. Civ. Alexandre Garcês de Araújo, conselheiro do Crea-GO.

Ao final do Seminário, ainda será realizado um teste de vivência no saguão do Conselho, para que os participantes experimentem transitar com olhos vendados e bengala, com cadeira de rodas, dentre outros. O teste será realizado pela empresa Solução Acessível.

Inscrições – As inscrições para o I Seminário de Acessibilidade do Crea-GO já podem ser efetuadas no site do Conselho (www.creago.org.br), no menu “Mais Capacitação” e, na sequência, em “Palestras e Eventos”. A taxa de inscrição é de 1kg de alimento não perecível.

Os certificados também serão disponibilizados e poderão ser acessados no portal “Mais Capacitação”, após login, clicando na aba “Certificados”. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (62) 3221-6282 // (62) 3221-6269 // (62) 3221-6251, na Coordenadoria de Cerimonial, Cursos e Eventos do Crea-GO.