Agrodefesa alerta profissionais e empresas sobre necessidade de cadastro no Sidago

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) alerta profissionais que prescrevem agrotóxicos para uso em Goiás; e empresas de software cujo sistema seja utilizado para prescrição de agrotóxicos agrícolas para uso em propriedades goianas para se cadastrarem no Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago). O prazo é até o dia 10 de julho.

De acordo com o informe, todo profissional legalmente habilitado e prescritor de agrotóxicos para uso em propriedades rurais goianas deve realizar seu cadastro simplificado no Sidago. A medida visa atender a Instrução Normativa (IN) nº 13, publicada em janeiro de 2019, que trata do Sistema Inteligente de Gestão Estadual de Agrotóxicos – Sigea.

No caso das empresas de software de emissão de receita agronômica, o requerimento de registro deve ser realizado pelo Núcleo do Cadastro (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Em seguida, a empresa deve solicitar uma chave de acesso para envio dos receituários pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Por fim, os responsáveis pelas empresas devem verificar o Manual do Webservice de Envio de Receituários, disponível aqui. O manual detalha as informações obrigatórias, bem como os padrões e regras para o envio das informações.

As medidas fazem parte de um maior refinamento da fiscalização do uso de agrotóxicos em Goiás por parte da Agrodefesa.