Crea-GO participa da Expo Municípios 2019

O Crea-GO marcou presença com estande e palestra na Expo Municípios 2019, realizada em 7 e 8 de agosto de 2019, no Centro de Convenções de Goiânia.

Publicado: 08/09/19 13:57
Fonte: Comunicação Crea-GO

[noticia: crea-go-participa-da-expo-municipios-2019] Eng. Civ. Lamartine Moreira Júnior, 1º secretário do Crea, representa o presidente do Conselho, Eng. Francisco Almeida - 03.jpeg Eng. Civ. Lamartine Moreira Júnior, 1º secretário do Crea, representa o presidente do Conselho, Eng. Francisco Almeida

O Crea-GO marcou presença com estande e palestra na Expo Municípios 2019, realizada nos dias 7 e 8 de agosto de 2019, no Centro de Convenções de Goiânia. O evento, realizado pela Federação Goiana de Municípios (FGM), parceiro do Crea, foi direcionado a prefeitos, servidores municipais, fornecedores de serviço, órgãos estaduais e municipais.  O tema escolhido foi relacionado ao estímulo do turismo e da exportação de produtos gerados pelo exercício dessas atividades em todos os municípios de Goiás.

O evento teve como objetivo ser um fórum para a troca de experiências e um espaço para a capacitação dos agentes por meio de palestras, oficinas técnicas e exposições, contribuindo no fomento das economias locais, com destaque das potencialidades, talentos, cadeias produtivas, cultura e turismo existentes nos municípios. O evento também foi um espaço para a apresentação de tecnologias e serviços voltados à administração pública, soluções modernas e práticas. Ao todo, foram mais de 40 atividades simultâneas, contando com palestras, workshops e debates.

A abertura do evento contou com a presença do governador Ronaldo Caiado e do prefeito de Goiânia Iris Rezende. Além deles, 13 representações diplomáticas, deputados estaduais, prefeitos, secretários de governo, além de presidentes de entidades públicas e privadas, lotaram o auditório. Na solenidade, teve exibição de vídeos, execução do Hino Nacional e do Hino de Goiás, e até lançamento de um selo alusivo ao evento. O vice-governador, a primeira-dama e autoridades municipais, estaduais e federais falaram da importância do municipalismo para o público que lotou o auditório. O governador Ronaldo Caiado disse que vai “trabalhar fortemente o Turismo, que leva receita aos municípios e gera empregos”. O presidente do Crea, eng. Francisco Almeida, foi representado oficialmente pelo Eng. Civ. Lamartine Moreira Júnior, 1º secretário do Crea.

O Crea disponibilizou oito colaboradores - Eng. Civ. Ulisses Sena, assessor Institucional dos Jovens Profissionais; Andressa Borges, publicitária; Antônio de Pádua Teixeira assessor técnico; Denise Castro, assessora da presidência; Geol. Ângela Daher, assessora da Coordenadoria de Educação; Eng. Autom. Roger Barcellos, líder da Área de Gestão de Convênios da Fiscalização; Geovana Castro e Byanca Dourado, coordenadoras do Crea Goiás Jovem – que se revezaram para fornecer informações sobre os programas/projetos desenvolvidos pela equipe do Conselho como: Cidades Verdes; Código de Obras; Livro de Ordem; Calçada Acessível; Crea Jovem; Engenharia Clínica; Manual do Síndico; Programa Casa Própria/Engenharia Pública; Prêmio de Meio Ambiente. Além de recepcionar o público visitante, várias autoridades passaram pelo estande do Crea. No segundo dia do evento, coube ao Eng. Civ. Ulysses Sena, assessor Institucional dos Jovens Profissionais, proferiu palestra sobre os projetos institucionais do Crea-GO.

Nos dois dias de evento, o estande do Crea recebeu várias visitas. Entre elas, a do presidente da FGM, Haroldo Naves; do prefeito de Rialma, Frederico Vidigal; do prefeito de Terezópolis de Goiás, Francisco Alves de Sousa Júnior, mais conhecido como Juninho (PSDB); e do vereador Gustavo Cruvinel. Para Haroldo Naves, o Crea é um importante parceiro para os municípios. “O Conselho oferece diversas ações importantes como uma minuta de projeto de lei de “Código de Obras”, elaborado pela sua equipe técnica, considerada uma colaboração preciosa para os municípios; o lançamento no segundo semestre de 2019 do programa “Cidades Verdes” que vai trazer um ganho enorme para os municípios sob o ponto de vista da sustentabilidade; além do programa Crea Jovem. O Crea tem sido parceiro, ao firmar  termos de cooperação técnica com a FGM e com vários municípios para ajudar a melhorar também a questão da fiscalização. É uma parceria produtiva  que vem somar muito para os municípios”, declarou.

Já o prefeito Juninho ressaltou o quanto o Conselho tem ajudado os municípios. “O Crea está presente em todo o estado de Goiás, ajudando muitas administrações municipais por meio de convênios. A expertise e a experiência do Crea agrega muito valor na administração municipal”. O vereador Gustavo Cruvinel (PV), que também é engenheiro eletricista, falou sobre a relevância do Crea para todos os municípios. “Todas as obras, inclusive das prefeituras, precisam sempre contar com o apoio dos engenheiros e de toda equipe do Crea para fazer uma obra correta, séria, trazendo desenvolvimento para todos os 247 municípios”.