Livro de Ordem Eletrônico do Crea-GO é apresentado em reunião da CONP

A líder de Verificação da Atividade Profissional também mostrou como o sistema de Business Intelligence (BI) do Crea fortalece os resultados.

Publicado: 08/09/19 15:06
Fonte: Comunicação Crea-GO

[noticia: livro-de-ordem-eletronico-do-crea-go-e-apresentado-em-reuniao-da-conp] Representantes do Crea-GO apresentam o Livro de Ordem Eletrônico implantado no Estado aos membros do Confea - 02.jpg Representantes do Crea-GO apresentam o Livro de Ordem Eletrônico implantado no Estado aos membros do Confea

Na manhã desta quinta-feira (11/7), acompanhada pelo presidente Eng. Francisco Almeida e pelo superintendente Eng. Agr. Helder Borges, a líder da Área de Verificação da Atividade Profissional do Crea-GO, Eng. Civ. Kamilla Geaninne, apresentou o Livro de Ordem Eletrônico do Conselho goiano aos membros da Comissão de Organização, Normas e Procedimentos (CONP) do Confea. A CONP realiza sua 7º reunião ordinária na sede do Crea-GO, de 10 a 12 de julho.

Durante a apresentação, Kamilla tratou sobre a implantação do Livro de Ordem em Goiás, realizada em julho de 2018. A engenheira demonstrou o preenchimento do documento eletrônico e ainda exemplificou como ele auxilia na fiscalização da atividade profissional no Estado. A líder de Verificação da Atividade Profissional também mostrou como o sistema de Business Intelligence (BI) do Crea fortalece os resultados alcançados pela fiscalização a partir dos dados levantados com o preenchimento do Livro de Ordem.

Como explica o presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida, o Sistema Confea/Crea como um todo precisa de uma ferramenta que permita fazer o cruzamento de diversos dados, de varias plataformas, como o BI, para fazer devidamente o trabalho de fiscalização. “Só assim o Sistema terá acesso a informações completas e terá a possibilidade de tomar ações efetivas a tempo e horas”, destaca.

O presidente do Regional completa afirmando que “não adianta implantar o Livro de Ordem se não houver acompanhamento e monitoramento e se não forem tomadas ações a partir dele. O Livro de Ordem é um complemento à nossa fiscalização. A conscientização é outro ponto importante. Nossos profissionais viram que o Livro de Ordem é uma ferramenta de valorização profissional. Os mais jovens, principalmente, já perceberam isso”.

De acordo com o coordenador da CONP, o conselheiro federal Eng. Civ. André Luiz Schuring, a apresentação do Crea-GO foi importante “para saber que o que a CONP instituiu, está sendo realmente implementado”. A Comissão, que tem entre suas competências deliberar sobre projeto de ato administrativo normativo referente à verificação e fiscalização do exercício e das atividades profissionais, foi a responsável pela instituição do Livro de Ordem nos Creas de todo o Brasil. Segundo o coordenador Shcuring, “o Livro de Ordem que o Crea de Goiás conseguiu implantar é muito bom”.

O coordenador-adjunto da Comissão, conselheiro federal Eng. Eletric. Inarê Poeta, concorda. “O Crea-GO foi o primeiro Conselho a instituir e colocar em bom funcionamento o Livro de Ordem. Aqui pudemos ver que é, realmente, uma ferramenta fantástica, que está possibilitando que o Crea cumpra efetivamente o seu papel de fiscalização. Com certeza o que foi implantado aqui deve ser expandido para todos os Conselhos do Brasil”, frisou Inarê.

Ainda participaram da reunião os membros da CONP, conselheiros federais Eng. Agr. Evandro José Martins e Eng. Civ. Ricardo Araújo; e a assistente da Comissão, Eng. Alim. Ana Luiza Alvim.

Além da apresentação do Livro de Ordem Eletrônico do Crea-GO, ainda constam na pauta da 7ª reunião ordinária da CONP, que segue até amanhã (12), discussões acerca da instituição de Comissão Temática de Meio Ambiente e Energias Renováveis, registro de entidade de classe e instituição de ensino, assuntos ligados a resoluções e outros normativos e regularidade na composição de plenários de Creas, dentre outros assuntos.