Vice-presidente Wanessa Rocha defende a união no 4º Colégio de Presidentes
Publicado: 21/07/2023 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GODurante a 4ª Reunião do Colégio de Presidentes, realizada em Natal (RN), a vice-presidente do Crea-GO, engenheira ambiental Wanessa Rocha, defendeu publicamente a proposta desenvolvida pelo Crea Mato Grosso do Sul (Crea-MS) que solicita a unificação dos títulos das engenharias Ambiental e Sanitária Ambiental, por meio da união das Resoluções 310 e 447.
Na ocasião, a engenheira mostrou-se favorável à unificação dos títulos e ressaltou a importância de promover mudanças para evitar transtornos aos profissionais que enfrentam desafios no mercado, como a participação em concursos públicos, dos quais muitas vezes são impedidos de se inscreverem devido à incompatibilidade na titulação."Ao discutirmos essa questão, fortalecemos nosso posicionamento e apoiamos nossos profissionais" enfatizou Wanessa.
É relevante observar que, segundo as Resoluções nº 218 de 29 de junho de 1973 e 447/2000, compete aos engenheiros ambientais o desempenho das atividades de 1 a 14 e 18 do Art. 1º. Já aos engenheiros sanitaristas e/ou engenheiros ambientais e sanitaristas, compete o desempenho das atividades de 01 a 18 do mesmo artigo da Resolução nº 218/73 do CONFEA, além da Resolução 310/86.
A diferença na atuação profissional entre as duas Resoluções está relacionada à amplitude de conteúdos, pois a Resolução 310 é mais completa do que a 447, abordando temas como instalações prediais hidrossanitárias e saneamento dos alimentos.
A proposta agora será votada no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).
Assessoria de Imprensa do Crea-GO