Encontros reuniram conselheiros dos grupos de Civil, Agronomia e Elétrica
Publicado: 30/01/2024 - Fonte: Coord. de Publicidade e ImprensaAs Câmaras Especializadas de Civil, Elétrica e Agronomia do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-GO) iniciaram as reuniões de trabalho para o pleito de 2024 nesta terça-feira (30). A retomada das atividades ocorreu após a posse dos novos conselheiros, realizada em Sessão Plenária na última segunda-feira (29). As atividades desse primeiro encontro incluíram eleições de novos coordenadores, discussões sobre o exercício profissional e avaliação técnica de processos em andamento na Casa.
Na Câmara Especializada de Engenharia Elétrica, o eng. eletric. Petersonn Caparrosa foi eleito coordenador e o eng. eletric. Gerson Tertuliano coordenador adjunto, ambos por unanimidade. Em seguida, os integrantes discutiram e aprovaram a delegação de competências, os formatos de suas reuniões que serão majoritariamente virtuais e nos próximos dias definirão o cronograma de eventos relevantes para a CEEE (congressos, seminários, dentre outros). Os membros da Especializada analisaram processos de expedição de carteiras, revisão de atribuições, inclusão de cursos, certidão de acervos e análise de uma ART.
Outro ponto relevante debatido se relacionou com a formação dos futuros profissionais. "Diante das divergências que observamos entre os requisitos necessários de formação profissional de qualidade e os que estão sendo oferecidos por determinadas instituições de ensino, vislumbramos a intensificação da proximidade com as universidades porque elas formam, porém é o Crea-GO que concede atribuições. Essa relação deve ser simbiótica em prol daquelas que irão para o mercado de trabalho. Este ano teremos reuniões extraordinárias para debatermos temas sensíveis ao exercício profissional e outros desafios da nossa modalidade no sentido de apresentarmos proposituras ao Plenário e à Diretoria do Regional. Nosso primeiro brainstorming acontecerá no dia 5 de março", pontuou Caparrosa.
Já na Câmara Especializada de Engenharia Civil, o eng. civ. Saulo Christian Pereira Vicente de Almeida foi reeleito coordenador titular e o eng. Diogo Veloso Naves Neto coordenador adjunto. Ambos foram eleitos por unanimidade entre os colegas. Durante a reunião, Saulo destacou as metas para o novo pleito e a importância do grupo para a valorização profissional e a segurança da sociedade. “Temos muitos desafios para fortalecer a Engenharia, com ética e responsabilidade”, afirmou o coordenador.
No encontro, o grupo também votou a Delegação de Competência, documento que enumera uma série de atribuições que podem ser analisadas e deferidas por técnicos do Crea-GO. Entre elas estão: Inclusão de Curso de Pós-Graduação, Registro Profissional, Revisão de Atribuição Específica, Revisão de Título Profissional e emissão de algumas Certidões.
A eleição da Câmara de Agronomia também contou com chapa única, encabeçada pelo eng. agr. José de Souza Reis como coordenador titular e o eng. agr. Marcelo Corte Real na vaga de adjunto. O grupo também celebrou e parabenizou a integrante eng. agr. Daniela Rézio, nomeada 1ª vice-presidente do Conselho goiano na tarde de ontem. Segundo a profissional, há muito trabalho a ser feito em 2024. “A Câmara está entusiasmada, motivada para as demandas deste ano”, concluiu.
As Câmaras Especializadas são a primeira instância de julgamento no âmbito de sua jurisdição. Elas são compostas por conselheiros, que apreciam e decidem os assuntos relacionados à fiscalização do exercício profissional. Eles também sugerem medidas para o aperfeiçoamento das atividades relacionadas às áreas afins da Autarquia. O Crea-GO conta com seis Câmaras Especializadas: Civil, Agronomia, Elétrica, Mecânica, Segurança do Trabalho e Câmara de Geologia, Minas e Química.
Coordenadoria de Publicidade e Imprensa do Crea-GO.