Estamos online!

menu

Profissionais registrados assumem compromisso de responsabilidade e ética

Solenidade de ingresso destaca a valorização profissional

Publicado: 24/11/2025 - Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Imprensa




O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia realizou, nesta segunda-feira (24/11), a solenidade de ingresso, na qual foram entregues registros aos profissionais. O evento contou com a presença da Engenheira Civil Rosângela Moreira. Ao discursar, Rosângela enfatizou o papel e a importância da mulher nas Engenharias. Ela ressaltou a posição de destaque das profissionais em um mercado que é historicamente de maioria masculina. A engenheira observa que o cenário vem mudando e que o Sistema Confea/Crea trabalha para ampliar a presença de mulheres nas Engenharias. Coordenadora adjunta do Programa Mulher no Crea-GO, Rosangela lembrou que a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que incentiva a presença de mulheres na construção civil. O objetivo do projeto é ampliar a presença de mulheres no mercado por meio de duas medidas principais: oferecer cursos de qualificação profissional e reservar de 5% a 10% das vagas operacionais e gerenciais para mulheres em empresas do setor que participam de licitações públicas. O texto seguirá para análise do Senado.

A vice-presidente do Crea-GO, Engenheira Civil Juliana Matos de Sousa, destacou em sua fala, durante a solenidade, que "a entrega da carteira profissional é mais do que uma conquista pessoal. Ela demonstra o compromisso com a ética, com a responsabilidade, e, principalmente, com o desenvolvimento do nosso estado e do nosso país". Sobre o trabalho realizado pelo Conselho Regional na valorização profissional, Juliana afirmou: "O sistema apoia o registrado, está sempre de portas abertas, tanto para capacitação, para valorização quanto para o engrandecimento das profissões, para que o profissional possa realmente promover a segurança de toda a sociedade." A Engenheira Civil Ana Renata Volpini Litfalla, assessora institucional do Regional, destacou em sua fala os benefícios disponíveis para os registrados no Crea-GO e a importância da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). A cerimônia contou com a presença de um representante da Cooperativa Sicoob Engecred. 

O orador da turma foi João Pedro Gonçalves, participante do Crea Jovem Goiás, que no evento, recebeu o registro de Engenheiro de Produção. Ele falou da determinação exigida de quem escolhe atuar nas áreas das Engenharias, Tecnologias e Geociências, "profissões que transformam vidas, ambientes, empresas e, principalmente, realidades". João Pedro seguiu afirmando que "as Engenharias, as Tecnologias e as Geociências são mais do que campos de atuação: são vocações que moldam o mundo." Em referência às rotinas de planejar, avaliar, desenvolver, construir, analisar e proteger, disse: "somos aqueles que garantem que cada projeto, cada estrutura, cada processo e cada ambiente seja tratado com responsabilidade técnica e respeito à vida". "Isso que torna nossa missão tão nobre. Que possamos exercer nossas atividades com ética, orgulho, humildade para aprender e coragem para inovar", concluiu o orador.

Para ver as imagens dos melhores momentos da solenidade de ingresso, clique AQUI e acesse a galeria de fotos