menu

Crea-GO realiza sua 915ª Sessão Plenária

Conselho avança em pautas nacionais, revisa grupos de trabalho e amplia economia para profissionais

Publicado: 09/02/2026 - Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Imprensa




A 915ª Sessão Plenária Ordinária do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), realizada nesta segunda-feira, foi marcada por importantes anúncios sobre a representatividade goiana em Brasília e por dados positivos sobre a desoneração de profissionais. A reunião foi conduzida pelo presidente do Crea-GO Eng. Civ., Agric. e Seg. Trab. Lamartine Moreira, acompanhado na mesa diretiva pelo vice-presidente Eng. Mec. Rodrigo Lourenço, o diretor financeiro Eng. Mec. Weslley da Silva Alves, o diretor administrativo Eng. Civ. Leonardo Alves Martins de Menezes e o Conselheiro Federal Eng. Eletric. e Seg. Trab. Célio de Oliveira

Entrega do termo de Posse à Eng. Agr. Martha Nascimento Castro

Na sessão plenária, ocorreu a entrega do termo de posse da Conselheira Titular Eng. Agr. Martha Nascimento Castro, indicada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), para o mandato de 2026/2028.

Goiás na Chancelaria do Mérito

O destaque político da sessão foi o anúncio do Conselheiro Federal Eng. Eletric. e Seg. Trab. Célio de Oliveira, que assumiu a missão de Chanceler do Mérito no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). Célio será responsável por conduzir as homenagens da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA), que ocorrerá em Aracaju.
O Conselheiro Federal convocou o plenário a indicar nomes de profissionais goianos para serem homenageados nacionalmente. "Eu queria ter a honra e o mérito de homenagear um de nós. Queria um compromisso dessa casa para indicarmos nomes e trabalharmos politicamente", afirmou Célio.

Metas para 2026 e Valorização Profissional

Célio de Oliveira também traçou metas para seu último ano de mandato. Entre as prioridades está a luta pelo fim da exigência de visto para empresas de engenharia atuarem em outros estados, o que reduziria a burocracia e facilitaria a mobilidade empresarial. Outro desafio lançado foi atrair para o conselho cerca de 50% de engenheiros que hoje atuam fora do sistema.
O presidente Lamartine Moreira reforçou o compromisso com a desoneração da classe, citando o sucesso da resolução 1158/2025 que beneficia o empresário unipessoal. Segundo o presidente, a medida já gerou uma economia de quase R$ 300 mil para os profissionais apenas no início deste ano.

Revisões dos Grupos de Trabalhos

A plenária também revisou a composição dos Grupos de Trabalhos para 2026.

A sessão foi encerrada após a análise e votação de processos de cadastro de cursos, certidões de acervo técnico e autos de infração, mantendo a celeridade nos trâmites administrativos da autarquia.



ChatGPT Image 10 de fev. de 2026, 10_07_39.png
WhatsApp Image 2026-02-09 at 16.53.25.jpeg