menu
×

Crea investe mais de 70% dos recursos em atividades finalísticas e de fiscalização

Restante dos recursos é aplicado em atividades de apoio; dados são do Relatório de Gestão de 2019, elaborado com orientações do TCU

Publicado: 20/03/20 10:45 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO


[noticia: crea-investe-mais-de-70-dos-recursos-em-atividades-finalisticas-e-de-fiscalizacao] - INVESTIMENTOS DO CREA-GO 2019.png


Visando evidenciar a adequada aplicação dos recursos recebidos, o Crea-GO tem investido de forma considerável nas atividades de fiscalização e finalística, viabilizando o cumprimento de suas funções institucionais e legais.

De acordo com dados da Coordenadoria de Planejamento e Qualidade do Crea-GO, em 2019, 38,9% dos recursos foram investidos em atividades finalísticas; 32%, em atividades de fiscalização; e os outros 29,1%, em atividades de apoio.

Para composição desses gastos com as atividades realizadas pelo Conselho, foram consideradas despesas com pessoal – salários, encargos e benefícios –, além de despesas com diárias e deslocamentos, seguindo as determinações do Tribunal de Contas da União (TCU).

Portanto, não foram considerados, por exemplo, os gastos com aquisição e manutenção dos carros da frota de fiscalização do Crea-GO e com os tablets e a internet utilizados pelos agentes em suas atividades diárias.

Consideram-se atividades finalísticas todas as ações voltadas ao registro de profissional e pessoa jurídica, anotação de responsabilidade técnica, acervo técnico, normatização, instrução e julgamento de processos e orientação. Já as atividades de fiscalização envolvem todas as ações voltadas para verificação do exercício e atividades profissionais.

As atividades referentes à auditoria, gestão de pessoas, administrativas, financeiras, contábeis, tecnologia da informação, cursos, publicidade, imprensa, gabinete e assessorias institucionais compuseram as atividades de apoio.