menu
×

Livro “Investigação Geológico-Geotécnicas” já está disponível para aquisição

A obra reúne seis publicações em formato único sobre as melhores práticas de investigação do meio natural e antrópico

Publicado: 05/10/2021 13:33 - Fonte: Equipe de Comunicação da ABGE


[noticia: livro-investigacao-geologico-geotecnicas-ja-esta-disponivel-para-aquisicao]  - Livro Investigações Geológico-Geotécnicas .png


A Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental (ABGE), a Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo) e a Associação Profissional Sul-Brasileira de Geólogos (APSG), lançaram no dia 30 de setembro, em live, o livro “Investigação Geológico-Geotécnicas – Guia de Boas Práticas”, com 1.500 exemplares impressos, que serão distribuídos gratuitamente para os associados da ABGE ou comprados por profissionais do setor. O livro teve o apoio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e patrocinadores. A obra foi editada pelo geólogo e mestre em geotecnia, João Jeronimo Monticelli, que já foi presidente da associação e atualmente é consultor em Geologia de Engenharia e em Gestão de Recursos Hídricos.

Delfino Gambetti, presidente da ABGE, agradeceu os autores e comemorou o lançamento do livro “essa parceria está trazendo muitos benefícios para a ABGE, para os associados e para toda a Geologia de Engenharia e Meio Ambiente, pois está permitindo a disseminação de conhecimento dentro da nossa área de atuação”.

O livro é composto pelos seguintes temas: Manual de sondagens; Ensaios de Permeabilidade em Solos; Ensaios de Perda D’água; Diretrizes para Descrição de Sondagens; Investigação Geológico-Geotécnicas para Obras de Infraestrutura; Geofísica Aplicada e Apêndice, que traz como novidade o acesso via QR Code a trabalhos de mestrados e doutorados de pesquisadores de mais de 15 universidades, dando a possibilidade dos leitores acessarem as pesquisas com apenas um clique.

Fábio Reis, presidente da Febrageo, ressaltou a importância da colaboração em rede e agradeceu a parceria com a ABGE e o Confea: “a publicação de livros como esse tem uma grande relevância para a sociedade brasileira e para a sociedade técnica e científica, para dar segurança para nossas obras, no sentido de melhorar a qualificação técnica dos profissionais através de conteúdos de altíssima qualidade”.

Além de resgatar e atualizar conceitos e metodologias consagradas no meio profissional com as melhores práticas de investigações do meio natural e antrópico, para fins de estudo, projeto, construção, operação/manutenção e descomissionamento de obras de engenharia, o guia aborda o uso de tecnologias digitais, principalmente para as sondagens mecânicas e ensaios de campo e laboratório.

Também participou da live, Gabriel Pastl, presidente da Associação Profissional Sul-Brasileira de Geólogos (APSG), que destacou a importância do livro para seguir algumas metodologias na área de engenharia para a construção de obras civis e ambientais.

Representando o presidente do Confea, Joel Krüger, a conselheira federal Marjorie Nolasco parabenizou os envolvidos pelo lançamento e ressaltou que o livro tem muitas informações da importância do setor geológico, ambiental e da ciência, mostrando caminhos para o desenvolvimento dessas áreas.

Para os profissionais  não associados, o livro pode ser comprado através do site https://www.abge.org.br/ ou por solicitação via e-mail: [email protected].

Diferenciais da obra - Dentre os atrativos do lançamento está a facilidade de consulta ao conteúdo reunido, elencando de forma simples e organizada as melhores práticas de investigações geológico-geotécnicas, com foco em obras civis e mineiras. Além disso, a edição foi adequada para uma linguagem simples e com conteúdo elucidativo, tendo como público-alvo não apenas os profissionais e especialistas da área, mas os demais envolvidos, como empreendedores, projetistas, agentes do poder público e contratantes de serviços.

“Durante a produção desse trabalho houve uma preocupação em tratar os assuntos de forma esclarecedora, visando especialmente a sensibilização da importância das investigações a todos os responsáveis diretos e indiretos por projetos de obras civis e mineiras. É importante destacar também o envolvimento de colegas profissionais da área de mineração, que trouxeram contribuições valiosas sobre sondagens profundas”, relata Monticelli.

O apêndice do livro contém 493 títulos de trabalhos acadêmicos sobre o tema “Investigações Geológico-Geotécnicas”, produzidos por 27 unidades de ensino superior brasileiras, acessíveis, em sua íntegra, aos interessados por meio de QR Code.

Outro destaque da edição é a capacidade de conciliar os conteúdos, respeitando os diferentes pontos de vista de um mesmo assunto, ou de temas que se interagem ou se complementam, em uma unidade coesa e acessível. “A conclusão da obra é parte de muita conversa e consenso para que conteúdos tão diversos estejam alinhados. Como editor e conhecedor do conteúdo e das abordagens feitas pelos autores, me comprometi a fazer um balanço da publicação, e sugeri melhorias e complementações para futuras edições”, conclui Monticelli.

Equipe de Comunicação da  ABGE